Organização de Empresas

Código:
14368
Ano:
1
Semestre:
S1
Créditos ECTS:
6
Carga Horária:
TP(60H)
Área Científica:
Gestão
Objectivos de Aprendizagem:
Esta Unidade Curricular tem como objectivo fazer uma introdução ao estudo das organizações, de modo a que os alunos de Marketing percebam como as empresas se organizam internamente e de que forma estas influenciam ou são influenciadas por outras organizações, atendendo a que não são sistemas fechados e que interagem com o meio envolvente que as rodeia.
No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de:
i) explicar o conceito de empresa, as características inerentes a objectivos bem definidos, os principais recursos e capacidades da empresa, as implicações decorrentes da empresa interagir com o seu meio envolvente, bem como os principais factores de competitividade relativamente aos quais as empresas devem prestar especial atenção;
ii) caracterizar uma empresa, do ponto de vista jurídico, sectorial, da sua organização, estrutura e funções, entre outros aspectos; e
iii) identificar e descrever as principais etapas inerentes ao processo de criação de uma organização
Conteúdos programáticos:
1. A Gestão nas organizações
2. A Empresa Enquanto Organização
3. Criação da Empresa
4. Caracterização geral de uma empresa
5. Organização, Estrutura e Funções da Empresa
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação:
No processo de avaliação Ensino/Aprendizagem são considerados os seguintes elementos:
1 – 1ª Frequência: 45%
2 – 2ª Frequência: 45%
3 – casos práticos 10%.

Serão dispensados de exame os alunos que obtenham uma Classificação de Ensino Aprendizagem mínima de 10 valores. No sentido de lhes ser atribuída frequência e portanto poderem ter acesso aos exames, os alunos deverão obter uma Classificação de Ensino Aprendizagem mínima de 6 valores.
Bibliografia principal:
BODDY, D. (2013): “Management: an introduction”; 6ª edição; Pearson.
COSTA, T. e CARVALHO, L. (2015); “Empreendedorismo: uma visão global e integradora”; 1ª Edição, Edições Sílabo.
FERREIRA, M.; SANTOS, J. e SERRA, F. (2010); “Ser empreendedor – Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa”; 2ª Edição, Edições Sílabo.
FERREIRA, M.; SANTOS, J.; REIS, N. e MARQUES, T. (2010); "Gestão Empresarial"; Lidel - edições técnicas, Lda.
LISBOA, J. e vários (2007); “Introdução à gestão de organizações”; 2ª Ed, Vida Económica.
TEIXEIRA, S. (2022): “Gestão das Organizações”; 4ª Ed, Escolar Editora.
COMPLEMENTAR
CERTO, S. e CERTO, A. T. (2009); “Modern Management: concepts and skills”; Prentice Hall.
DONNELLY, J. Jr. e vários (2000); “Administração – Princípios de Gestão Empresarial”; McGraw-Hill.
ROBBINS, S. e COULTER, M. (2009); “Management”; Prentice Hall.
Língua:
Português
Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos