Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Informática
  4. Linguística Computacional

Linguística Computacional

Código 14507
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)
Área Científica Informática
Tipo de ensino Tutoria.
Objectivos de Aprendizagem Conhecer os fundamentos mais relevantes do domínio da Linguística Computacional (LC), ao nível das suas vertentes: morfológica, sintática, semântica e pragmática, com especial enfase nos níveis semântico e pragmático. Conhecer as principais abordagens, técnicas e recursos associados à LC. Aptidões: Ter a capacidade de identificar a relevância da LC em problemas gerais e utilizá-la com vista à obtenção de melhorias. Por exemplo, melhorar a interação Homem-Máquina de um sistema, através do uso da LC. Competências: No final o aluno deve ter a capacidade de pegar num problema em aberto de LC, desenhar e implementar um plano experimental que combine conhecimento, recursos e dados, almejando a obtenção de novos resultados e subsequente divulgação científica dos mesmos. O aluno deve ser também capaz de aplicar os conceitos de LC, bem como as suas técnicas e recursos mais relevantes, a qualquer problema científico ou industrial, com vista à sua resolução ou melhoria.
Conteúdos programáticos Módulo A — Teorias e Fundamentos
1. Introdução
2. Os Cinco Níveis de Análise em PLN:
Morfológico, Léxico, Sintático,
Semântico, Pragmático;
3. Modelação Probabilística da Linguagem;
4. Modelação Lógica da Linguagem;
5. Ontologias e Representação do Discurso.

Módulo B — Tecnologias e Aplicações
0. Bibliotecas e Recursos para PLN;
1. Pesquisa e Extração de Informação;
2. Classificação e Agrupamento de Texto;
3. Sumarização Automática;
4. Tradução Automática;
5. Análise de Sentimentos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Há um continuo de trabalho que se espera que o aluno realize ao longo do semestre, sob orientação e supervisão do docente. Além disto espera-se também um trabalho de revisão bibliográfica numa área da LC e a correspondente implementação de um trabalho experimental, com vista à escrita de uma secção de revisão, num artigo científico.
Bibliografia principal Jurafsky, D., Martin, J. (2008/2019?). SPEECH and LANGUAGE PROCESSING: An Introduction to Natural Language Processing, Computational Linguistics, and Speech Recognition, Second/Third Edition. McGraw Hill. ISBN: 978-0131873216.
Vieira, R., & Lima, V. L. (2001). Lingüística computacional: princípios e aplicações. In Anais do XXI Congresso da SBC. I Jornada de Atualização em Inteligência Artificial (Vol. 3, pp. 47-86). sn.
Bird, S., Klein, E., Loper, E. (2009). Natural Language Processing with Python: Analyzing Text with the Natural Language Toolkit. O'Reilly Media. ISBN: 978-0596516499.
Reese, R. (2015). Natural Language Processing with Java (Community Experience Distilled). Packt Publishing. ISBN: 978-1784391799.
Sowa, J. (2000) Knowledge Representation: Logical, Philosophical, and Computational Foundations. Brooks/Cole, 2000. ISBN: 9780534949655.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-03-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.