Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Civil
  4. Mobilidade e Transportes

Mobilidade e Transportes

Código 14565
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)
Área Científica Engenharia Civil
Tipo de ensino Tutorial
Estágios Não se aplica
Objectivos de Aprendizagem A unidade curricular tem por objetivo dotar os alunos de conhecimentos sobre a problemática do planeamento de transportes e da gestão da mobilidade, bem como de capacidades e competências de I&D neste domínio.
Durante o semestre o aluno desenvolverá as seguintes competências:
a) Dominar os princípios base de organização de redes viárias, de segregação modal e funcional, e de hierarquização viária.
b) Dominar a metodologia de determinação do nível de serviço em diferentes infraestruturas de transporte.
c) Dominar as especificidades dos diferentes subsistemas de transportes em meio urbano: Política e Gestão de Estacionamentos, Transportes Públicos, Acalmia de Tráfego e Sistema Pedestre.
d) Compreender a necessidade de um planeamento urbano integrando políticas de mobilidade e as especificidades da Modelação de transportes, nomeadamente o modelo clássico dos 4 passos.
e) Reconhecimento das diferentes famílias de modelos matemáticos utilizados em planeamento de transportes.
Conteúdos programáticos 1. POLÍTICAS DE USO DO SOLO E PLANEAMENTO DE TRANSPORTES: Evolução histórica da gestão de transportes no planeamento do território. Modelação de transportes: Modelo dos 4 passos, outros modelos de planeamento de transportes.
2. INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE: Princípios base de organização de redes viárias. Segregação modal e funcional. Hierarquização viária. Redes estruturantes e locais. Níveis de serviço em infraestruturas de transporte interurbanas (estradas nacionais e multivias) e urbanas (sistema pedonal e sistema viário urbano). Metodologias de recolha de dados em estudos de campo para o planeamento de transportes.
3. GESTÃO DA MOBILIDADE EM MEIO URBANO: Gestão da velocidade e soluções de acalmia de tráfego. Políticas e gestão do estacionamento. Políticas e gestão de infraestruturas pedonais. Politicas integradas de mobilidade sustentável: Vias HOV, BUS, Reversíveis, Segregação positiva, Sistemas ITS de Controlo e Informação (UTC, AVL, VMS).
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O Capítulo 1 confere ao aluno os conhecimentos necessários que permitem compreender e identificar os aspetos particulares do planeamento de Transportes e a sua integração na definição de politicas de uso do solo e no planeamento urbano (Competências d) e e)); o Capítulo 2 confere ao aluno conhecimentos para analises criticas a diferentes tipos de infraestruturas de transporte, bem como capacita-lo para a realização de levantamentos de dados de campo para a análise e dimensionamento (Competências a) e b)); o Capitulo 3 confere ao aluno conhecimentos sobre sistemas e metodologias para uma gestão sustentável da mobilidade em meio urbano (Competência c).
Bibliografia principal 1) Seco, Álvaro; Pires da Costa, Américo – Manual de planeamento das acessibilidades e da gestão viária – CCDRN, 2008.
2) IMTT – Coleção de Brochuras Técnicas/Temáticas de apoio à elaboração de Planos de Mobilidade e Transportes; Pacote de Mobilidade – Território, Acessibilidade e Gestão de Mobilidade - 2011.
3) Vuchic, Vukan – Transportation for Livable Cities - CUPR/Transaction, 1999.
4) Vuchic, Vukan – Urban Transit Systems and Technology - John Wiley & Sons, 2007.
5) Ortúzar, Juan; Willumsen, Luis - Modelling Transport - John Wiley & Sons; 4th Edition; 2011;
6) TRB - Highway Capacity Manual 2016 - 6th edition; Transportation Research Board; National Research Council; Washington, 2016.
7) Hensher, David; Rose, John; Green, William - Applied Choice analysis: A Primer - Cambridge University Press; Cambridge; 2005.

Língua Português
Data da última atualização: 2020-09-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.