Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Civil
  4. Patologia da Construção

Patologia da Construção

Código 14588
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Construção
Objectivos de Aprendizagem Em termos de objetivos da unidade curricular, os conteúdos programáticos permitem desenvolver a prática de inspeção, diagnóstico e apresentação de relatórios com propostas de intervenção para reabilitação de edificações que apresentem anomalias estruturais e não estruturais e desenvolver as seguintes competências:
a) Domínio das causas associados às anomalias mais frequentes em elementos de construção
estruturais e não estruturais de edifícios
b) Domínio da metodologia de inspeção e diagnóstico de edifícios
c) Domínio das soluções correntes de intervenção em edifícios
d) Compreensão das soluções para reabilitação de edifícios
e) Reconhecimento dos métodos de ensaio “in situ” e laboratoriais utilizados na fase de diagnóstico
Conteúdos programáticos Teórico
1) Incidência dos problemas patológicos na construção
2) Formas de manifestação da humidade na construção.
3) Identificação e análise de anomalias em elementos não estruturais de edifícios
4) Identificação e análise de anomalias em estruturas de edifícios
5) Métodos de Inspeção e diagnóstico:
6) Métodos de registo e redação de relatórios
7) Soluções de intervenção para reabilitação de elementos de construção.
8) Análise de casos práticos
Prático
1) Trabalho orientado de execução de Ficha de Síntese de anomalia/patologia, incluindo apresentação e discussão
2) Trabalho orientado de organização de Ficha de Ensaio Laboratorial ou de Campo, incluindo apresentação e discussão
3) Trabalho orientado de organização de Relatório de Inspeção ou Pesquisa e Síntese sobre temas de patologia na construção, incluindo apresentação e discussão
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas estão organizadas em aulas teóricas – T (exposição dos conteúdos programáticos, envolvendo também a apresentação de caso práticos) e aulas práticas – PL (aplicação dos conteúdos programáticos através de trabalhos individuais de síntese, nos quais se estuda um tipo de anomalia e se descreve um ensaio laboratorial ou in-situ e através do desenvolvimento de um projeto de reabilitação de uma edificação no qual se prática a inspeção, o diagnóstico de anomalias e a proposta de reparação ou reforço ou da realização de um trabalho de pesquisa sobre um tema de interesse para os conhecimentos gerais sobre patologia da construção). A metodologia de ensino encontra-se centrada no aluno, que ao longo do semestre vai aprendendo e aplicando os conceitos adquiridos, com o seu trabalho autónomo e também em equipa com o apoio da equipa docente. Avaliação realizada em 2 fases: 1. Avaliação de Aprendizagem (com base nos trabalhos e teste teórico-prático) . 2. Exame (com parte teórica e prática)
Bibliografia principal 1) Apontamentos do docente para apoio à disciplina; 2) FARINHA, Brazão et al.- Reabilitação e Manutenção de Edifícios, Verlag Dashofer, 2006; ; 3) PAIVA, J. Vasconcelos et al. - Patologia da Construção, in « 1º Encontro sobre Conservação e Reabilitação de Edifícios de Habitação, Lisboa, LNEC, Junho de 1985; 4) WATT, D. S. - Building Pathology: Principles & Practice, Blackwell Science Ltd., 1999; 5) HINKS, J.; COOK, G. - The Technology of Building Defects, E&FN SPON, 1999; 6) HENRIQUES, F. M. A. - Humidade em Paredes, LNEC, 1994. 7) SOUSA, Hipólito et al. - Fachadas de edifícios, Ed. Lidel, 2016 8) FREITAS, V.P. et al. - A STATE-OF-THE-ART REPORT ON BUILDING PATHOLOGY CIB – W086 BUILDING PATHOLOGY, CIB, 2013; 9) DELGADO, J.M.P.Q. - RECENT DEVELOPMENTS IN BUILDING DIAGNOSIS TECHNIQUES, SPRINGER, 2016; 10) APPLETON, JOÃO – REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS ANTIGOS: PATOLOGIAS E TECNOLOGIAS DE INTERVENÇÃO. EDIÇÕES ORION, 2003; 11) www.patorreb.com/pt/ - Grupo de Estudos da Patologia da Constru
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.