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Reforço de Estruturas

Código 14600
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Mecânica e Estruturas
Objectivos de Aprendizagem A unidade curricular tem como objetivo conferir conhecimentos no âmbito do reforço de estruturas, criando
as seguintes competências: a) Avaliação da capacidade resistente de estruturas existentes; b) Entendimento do
processo de transferência de cargas entre elementos construídos em idades diferentes; c) Entendimento da
mecânica das diferentes técnicas de reforço; d) Perceção do problema do reforço sísmico; e) Identificação e
entendimento das especificidades de edifícios antigos e justificação de estratégias de reforço; f) Entendimento
das técnicas de execução.
Conteúdos programáticos 1) Técnicas de reforço estrutural: a) Reforço de elementos estruturais por encamisamento: Descrição da
técnica; Modelos de equilíbrio; Comportamento da interface; Dimensionamento e execução. b) Reforço por
adição de armaduras exteriores: Descrição da técnica; Modelos de equilíbrio; Ligação entre reforço e elemento
reforçado; Dimensionamento e execução. 2) Reforço sísmico de edifícios: Enquadramento e análise do
problema; Enquadramento nos códigos relevantes; Estratégias e técnicas de reforço. 3) Reforço de edifícios
antigos: Análise de especificidades com influência no comportamento estrutural; Estratégias e técnicas de
reforço; Análise de modelos de equilíbrio; Metodologias de análise estrutural.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Os conteúdos programáticos são abordados com a análise e discussão de diversas publicações de natureza
técnica e científica atuais que demonstrem a viabilidade das técnicas de reforço estrutural, as limitações,
aspetos do comportamento mecânico e construtivos. Uma outra componente de natureza teórico-prática,
corresponde à analise prática de problemas concretos de reforço estrutural com enquadramento num processo
de projeto. Adicionalmente, são apresentadas e analisadas soluções exemplificativas de reforço estrutural. A
metodologia de avaliação consiste na realização de testes escritos e em provas orais. Nos testes escritos avaliam-se de forma global os conhecimentos adquiridos nas componentes teórica e teórico-prática. As provas orais baseiam-se no trabalho desenvolvido na componente teórico-prática pretendendo-se também avaliar o
trabalho realizado de forma autónoma.
Bibliografia principal Appleton, J. (2011). Reabilitação de Edifícios Antigos. Edições Orion. Fardis M. (2009). Seismic Design,
Assessment and Retrofitting of Concrete Buildings. Springer.Vandoros, K., Dristos S. (2008). Concrete jacket
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Plates – Design for Beam Shear and Plate Anchorage. Stevin Laboratory, 1997. Giménez E., Adam J. & Caldéron
P. (2008) Full-Scale Testing od Axially Loaded RC Columns Strengthened by Steel Angles and Strips. Advances
in Structural Engineering,12(2), 169-181. Magenes, G. Penna, A. Senaldi, I. Rota, M. & Galasco A. (2014)
Shaking Table Test of a Strengthened Full-Scale Stone Masonry Building with Flexible Diaphragms. International Journal of Architectural Heritage – Conservation Analysis and Restoration, 8, 349-375.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-04-03
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