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Introdução à Engenharia Civil

Código 14631
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 2
Carga Horária PL(15H)/S(15H)
Área Científica Engenharia Civil
Objectivos de Aprendizagem Os objetivos pedagógicos da disciplina encontram-se definidos em termos de competências a adquirir pelos estudantes, hierarquizadas em três níveis, por ordem decrescente de profundidade e volume relativo do trabalho semestral.
1. Domínio (Proficiência) de
a) Visão geral sobre as várias áreas da Engenharia Civil.
2. Compreensão de
a) Principais processos de fabrico na indústria da construção;
b) Potencialidades do planeamento na execução de obras e na solução de questões sociais e ambientais à escala regional e urbana.
3. Reconhecimento de
a) Relações entre o abastecimento de água, o saneamento e a gestão da qualidade da água;
b) Questões éticas do exercício da profissão e a natureza dos atos de engenharia.
Conteúdos programáticos 1. O que faz um Engenheiro Civil.
a) Projetos: Edifícios. Pavilhões industriais. Pontes. Torres. Barragens. Centrais de produção de energia. Vias de comunicação. Túneis. Portos. Aeroportos. Estações de tratamento de águas. Redes de águas.
b) Planeamento da execução de obras.
c) Administração pública: Licenciamento de obras. Certificações.
d) Fiscalização da execução de obras.
e) Economia da construção.
2. As fases da construção.
Planeamento geral; Conceção; Projeto; Concurso para empreitada; Direção e Fiscalização das obras; Inspeção, Manutenção e Conservação; Demolição e tratamento de resíduos.
3. O exercício da profissão.
A profissão liberal; as Empresas de projeto, de construção e de gestão; a Administração pública; a Investigação científica.
4. A História da engenharia civil.
Conceitos e técnicas construtivas; Obras e Engenheiros de referência.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O conteúdo programático da disciplina é apresentado em seminários, apresentações proferidas por convidados e visitas de estudo. Existe um período semanal para esclarecimento individual de dúvidas. Preconizam-se visitas de estudo a obras em curso, aos laboratórios de ensino e investigação da UBI e eventualmente ao LNEC. São propostos trabalhos práticos orientados, nomeadamente relatórios sobre obras existentes na área de residência dos estudantes e execução de um modelo em escala reduzida de uma obra de Engenharia Civil.
A avaliação é baseada na assiduidade às aulas da unidade curricular (10% da classificação final), prova escrita (50%) e trabalhos práticos (40%).
Bibliografia principal • J. Laginha Serafim, Engenharia Civil em Portugal, LNEC, Lisboa, 1992.
• D. Billington, The Tower and the Bridge – The New Art of Structural Engineering. Princeton University Press, 1985.
• Adriano Vasco Rodrigues, “História Breve da Engenharia Civil – Pilar da civilização ocidental”, Ordem dos Engenheiros, Região Norte, 2008.
• J. Heyman, The Stone Skeleton – Structural Engineering of Masonry Architecture. Cambridge University Press, 1999.
• Vasconcelos et al., Ponte Maria Pia – A obra-prima de Seyrig, Ordem dos Engenheiros Região Norte, 2005.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-18
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