Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Civil
  4. Abastecimento e Drenagem de Águas

Abastecimento e Drenagem de Águas

Código 14656
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Hidráulica e Ambiente
Objectivos de Aprendizagem Objetivos:
Proporcionar aos alunos conhecimentos nos domínios do abastecimento de água potável e da drenagem de águas residuais, que os habilite para o dimensionamento de projetos, o acompanhamento de obras e a exploração de infraestruturas de águas e águas residuais.
Competências:
(a) Domínio da conceção e do dimensionamento de sistemas adutores e de armazenamento de água.
(b) Domínio da conceção, dimensionamento e modelação de redes públicas de distribuição de água.
(c) Domínio da conceção e do dimensionamento de redes públicas de drenagem de águas residuais domésticas.
(d) Compreensão da conceção e do dimensionamento de sistemas prediais de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais.
Conteúdos programáticos 1. SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL: Bases quantitativas de projetos de abastecimento de água. Sistemas de abastecimento de água. Reservatórios. Dimensionamento de condutas adutoras e reservatórios. Órgãos e acessórios. Estudo económico de sistemas de adução.
2. SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA: Redes ramificadas e malhadas. Traçado em planta e em perfil. Critérios de dimensionamento. Cálculo de redes pelo método de HardyCross. Acessórios em redes de distribuição. Modelação de redes utilizando o software EPANET.
3. SISTEMAS DE DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS: Tipos de sistemas. Traçado em planta. Problemas de projeto. Critérios de dimensionamento hidráulico e sanitário. Traçado em perfil longitudinal. Modelação de redes de drenagem.
4. SISTEMAS PREDIAIS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS: Conceção geral de redes prediais. Constituição de uma rede. Critérios de dimensionamento. Ligação à rede pública.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação a) Teste ou exame final: 50%.
b) Trabalhos práticos: 50%
Bibliografia principal - Manual de Saneamento Básico (MSB2) Abastecimento de Água e Esgoto. Direcção Geral dos Rec. Naturais, Lisboa, 1991.
- Regulamento Geral de Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais. Ministério das Obras Públicas, Transporte e Comunicações, Decreto Regulamentar no 23/95.
- Textos de apoio fornecidos pelo docente.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-01-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.