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Psicologia Escolar

Código 14883
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Psicologia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Nesta Unidade Curricular pretende-se que os alunos adquiram uma visão geral e integradora da teoria, investigação e prática da psicologia em contexto educativo, em particular no domínio da autorregulação da aprendizagem, da violência e indisciplina na escola e do desenvolvimento vocacional. No final da UC o estudante deve ser capaz de:
1. Caracterizar a ação do Psicólogo em contexto educativo;
2. Compreender os processos de autorregulação e suas componentes;
3. Refletir sobre as diferentes estratégias/ações de prevenção da violência e indisciplina na escola;
4. Descrever os principais pressupostos e variáveis relacionados com o apoio ao processo de tomada de decisão e/ou à intervenção vocacional e de carreira;
5. Contribuir para o trabalho colaborativo em equipa;
6. Comunicar e fundamentar, de forma oral e escrita, o processo e resultados da sua atividade;
7. Utilizar estratégias autorregulatórias da aprendizagem (ex. organização da informação, auto avaliação).
Conteúdos programáticos 1. Papéis e funções do Psicólogo em contextos educacionais:
1.1 Fundamentos teóricos e legais
1.2 Objetivos, alvos e métodos
1.3 Exemplos de ações (e.g. programas de prevenção e práticas de inclusão)
2. Auto-regulação da aprendizagem
2.1 Fundamentos teóricos e concetuais;
2.2 Modelo das fases cíclicas da aprendizagem auto-regulada e processos de auto-regulação
2.3 Variáveis cognitivas, sociais e instrutivas
3. Violência e indisciplina na escola
3.1. Fundamentos teóricos e legais
3.2. Tópicos gerais da ação psicoeducacional
4. Desenvolvimento vocacional e de carreira
4.1. O processo de tomada de decisão: síntese dos principais modelos
4.2. Fundamentos teóricos da intervenção vocacional e de carreira
4.3. As necessidades e competências vocacionais em algumas das principais fases do desenvolvimento
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino/aprendizagem e as metodologias pedagógicas desenvolvem-se em sessões teóricas (com exposição e discussão de conteúdos, preparados e aprofundados em estudo independente e através de uma aprendizagem ativa e auto-dirigida), e teórico-práticas (com resolução e apresentação de exercícios teórico-práticos de exploração dos conhecimentos e expectativas relativas ao tema em estudo; monitorização das atividades em curso e feedback sobre o trabalho realizado); estudo independente (com revisão da literatura e aprofundamento de conhecimentos).
A avaliação decorre de forma contínua e inclui um teste de avaliação de conhecimentos (45%) e a realização de trabalhos teórico-prático (55%) que desenvolvem a estratégia organização e transformação da informação, a observação de competências de comunicação e relacionamento.
Bibliografia principal Gutkin, T.B. & Reynolds, C.R. (2010), Handbook of School Psychology (4th Ed.). New York: John Wiley & Sons.
Lopes, J.A. (2002). Problemas de comportamento, problemas de aprendizagem e problemas de “ensinagem”. Coimbra: Quarteto.
Slavin, R.E. (2012). Educational Psychology: Theory and practice (10th Ed.). US: Pearson New International Edition.
Taveira, M. C., & Silva, J. T. (Coord.) (2011) Psicologia Vocacional : Perspectivas Para a Intervenção (2ª ed.). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Veiga, F.H. (2013). Psicologia da educação: Teoria, investigação e aplicação. Lisboa: Climepsi.
Zimmerman, B.J. & Shunk, D.H. (2011). Handbook of Self-regulation of Learning and Performance. NY: Taylor & Francis.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-07-06
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