Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia
  4. Psicologia das Emoções

Psicologia das Emoções

Código 14888
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Psicologia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se que o estudante aprenda a distinguir as principais teorias sobre as emoções, bem como a relação entre as emoções e outras dimensões fundamentais do funcionamento humano. Assim, no final da UC o estudante deve ser capaz de:
- distinguir as principais correntes teóricas das emoções;
- descrever os principais aspetos do desenvolvimento e regulação das emoções;
- descrever os vários aspetos da comunicação das emoções;
- identificar os princípios subjacentes às formas de análise e avaliação das emoções;
- compreender a relação das emoções com outras áreas de funcionamento dos indivíduos;
- identificar os principais contextos de aplicação e investigação;
- demonstrar competências de trabalho em grupo;
- demonstrar competências de pesquisa bibliográfica;
- demonstrar competências de comunicação e de apresentação oral e escrita de trabalhos científicos.
Conteúdos programáticos 1. Enquadramento do estudo das emoções: questões iniciais
2. As dimensões das emoções
3. O desenvolvimento das emoções
4. A comunicação e expressão das emoções
5. Fundamentos teóricos das formas de avaliação das emoções
6. Cognição e emoções
7. Personalidade e emoções
8. As emoções positivas e o bem estar.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de aprendizagem e metodologias utilizadas incluem: a) sessões teóricas, com exposição e discussão de conteúdos; b) sessões teórico-práticas, com a discussão e análise de documentos, a realização de pesquisas nas base de dados, a realização de atividades de grupo/individuais e a apresentação de conteúdos trabalhados pelo estudante; c) o estudo independente. A avaliação contempla a realização de testes de avaliação de conhecimentos, a realização de exercícios teórico-práticos de aplicação de conhecimentos/competências realizados ao longo das aulas e a apresentação/discussão oral e escrita de conhecimentos.
Bibliografia principal Barrett, L. F. (2017). How emotions are made: The secret life of the brain. Houghton Mifflin Harcourt. Barrett, L. F., & Russell, J. A. (Eds.) (2015). The psychological construction of emotion. Guilford Press. Barrett, L. F., Niedenthal, P., & Winkielman, P. (Eds.). (2005). Emotions and Consciousness. Guilford Press. Gross, J. J. (Ed.) (2014). The Handbook of Emotion Regulation (2nd ed.) Guilford Press. Gruber, j. & Moscowitz, J. (Eds.) (2014). The light and dark side of positive emotions. Oxford University Press. Keltner, D., Oatley, K., & Jenkins, J. (2014). Understanding emotions. Wiley. Lewis, M., Haviland-Jones, J. & Barrett, L. (2018). Handbook of Emotions (4th edition). Guilford Press.Robinson, M. D., Watkins, E. R. & Harmon-Jones, E. (Eds.) (2013). Handbook of Cognition and Emotion. Guilford Press. Strongman, K. T. (2004). A psicologia das emoções. Climepsi. (and selected chapters and articles from the literature - e.g. journals: Emotion, Emotion Review, Emotion and Cognition)
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.