Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciência Política e Relações Internacionais
  4. Partidos Políticos Nacionais e Europeus

Partidos Políticos Nacionais e Europeus

Código 15458
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciência Política
Objectivos de Aprendizagem No que concerne aos partidos políticos em geral, o objetivo da unidade curricular Partidos Políticos Nacionais e Europeus é familiarizar os estudantes com a origem histórica dos partidos políticos, as funções desempenhadas pelas organizações partidárias, os diferentes modelos de estrutura organizativa partidária, os perfis ideológicos destas instituições, os modos de relacionamento dos partidos políticos com a sociedade civil e com grupos de interesse e, por fim, a interação entre as organizações partidárias, o Parlamento e o governo. Atenção particular será acordada ao caso português. No que respeita aos partidos políticos ao nível europeu, a história, a natureza, o estatuto, o financiamento e os desafios de futuro constituirão o núcleo da unidade curricular.
Conteúdos programáticos 1 Introdução; 2 Partidos de Quadros; Proto-partidos; Contexto; Ideologia; Funções; Organização e estrutura; Financiamento; Elites e bases; O caso português; 3 Partidos de Massas; Contexto; Ideologia; Funções; Organização e estrutura; Financiamento; Modelos de relacionamento; Elites e bases; O caso português; 4. Partidos Leninistas; Contexto; Ideologia; Funções; Organização e estrutura; Centralismo democrático; Financiamento; Modelos de relacionamento; Elites e bases; O caso português; 5 Partidos Fascistas; Contexto; Ideologia; Funções; Organização e estrutura; Modelos de relacionamento; Financiamento; Elites e bases; O caso português; 6 Partidos Agarra-Todos; Contexto; Ideologia; Funções; Organização e estrutura; Financiamento; Elites e bases; O caso português; 7 Partidos Cartel; Contexto; Ideologia; Funções; Organização e estrutura; Financiamento; Elites e bases; O caso português; Críticas à teoria da cartelização; 8. Conclusão
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A lecionação da unidade curricular terá lugar sob a forma de seminários. Cada seminário requer a preparação de um texto previamente distribuído e a discussão, em sala de aula, das questões abordadas pelo texto. A prestação semanal de cada estudante será avaliada e publicitada.
Bibliografia principal Almeida, D. (2012), The Impact of European Integration on Political Parties. Beyond the Permissive Consensus. Oxon: Routledge; Coelho, M. (2014). Os partidos políticos e o recrutamento do pessoal dirigente em Portugal. Lisboa: Europress; Detterbeck, K. (2012), Multi-Level Party Politics in Western Europe. London: Palgrave Macmillan; Jalali, C. (2007). Partidos e democracia em Portugal 1974-2005. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais; Lisi, M. (2011). Os Partidos Políticos em Portugal – Continuidade e Transformação. Coimbra: Almedina; Stock, M. (2007). Velhos e novos atores políticos. Partidos e movimentos sociais. Lisboa: Universidade Aberta.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-02-26
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.