Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Tecnologia e Produto de Moda Sustentável
  4. Tecnologia de Tintutaria

Tecnologia de Tintutaria

Código 15800
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(45H)/TP(30H)
Área Científica Ciência e Tecnologia Têxteis
Objectivos de Aprendizagem Estudar os diferentes processos de aplicação dos corantes adequados ao tingimento dos diferentes materiais têxteis (simples e em misturas) nos diversos estádios de transformação
Aquisição de conhecimentos ao nível das máquinas utilizadas, controlo de qualidade e custos do tingimento
Compreender a influência dos diferentes parâmetros físico-químicos e termodinâmicos nos processos de tingimento e na qualidade do produto final
Descrever e analisar os diversos processos de tingimento com os principais tipos de corantes para cada fibra têxtil e misturas de fibras
Selecionar o processo de tingimento mais adequado a cada tipo de material
Identificar e caracterizar os diferentes órgãos constituintes das várias máquinas utilizadas, bem como relacionar a sua ação sobre o processo de tingimento
Executar trabalhos experimentais que simulam as operações industriais de tingimento e analisar os resultados obtidos
Avaliar a qualidade no processo de tingimento, custos e implicações ambientais
Conteúdos programáticos Aspetos fundamentais do tratamento prévio das principais fibras têxteis. Processos de tingimento utilizando diferentes classes de corantes nas principais fibras têxteis: celulósicas, proteicas, artificiais e sintéticas. Tingimento de misturas de fibras. Análise dos diferentes processos de tingimento. Estudo dos diferentes fatores que influenciam os processos de tingimento. Controlo dos processos de tingimento e qualidade dos materiais tintos. Maquinas utilizada nos processos de tratamento prévio e tingimento. Processos descontínuos, contínuos e semi-contínuos. Máquinas de tingimento por esgotamento: características, modelo teórico de tingimento por empacotamento. Máquinas de tingimento por fulardagem: aspetos fundamentais da fulardagem e fixação dos corantes aplicados por fulardagem. Planeamento da produção e cálculo dos custos. Aspetos ecológicos no processo de tingimento.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A unidade curricular funciona com aulas teórico-práticas e práticas-laboratoriais. A metodologia de ensino e aprendizagem será centrada no aluno. O docente, nas aulas teórico-práticas, expõe os conteúdos da unidade curricular e apresenta para discussão exemplos e aplicações, incentivando a reflexão e a resolução de problemas.
Os estudantes deverão elaborar, no fim de cada trabalho experimental, um relatório escrito onde deverão aplicar os conhecimentos adquiridos e discutir cientificamente os resultados obtidos. A avaliação da UC consiste na realização de uma prova escrita de frequência (durante o período de ensino-aprendizagem) com um peso de 50%, e na avaliação contínua da componente laboratorial (incluindo relatórios e discussão) com um peso de 50%.
Bibliografia principal M. Clark, Handbook of textile and industrial dyeing - Volume 1: Principles, processes and types of dyes, Woodhead Publishing, 2011.
R. H. Wardman, An Introduction to Textile Coloration: Principles and Practice, Wiley (Society of Dyers and Colorists), 1st ed., 2017.
S. M. Burkinshaw, Physico-chemical Aspects of Textile Coloration, Wiley (Society of Dyers and Colorists), 1st ed., 2015.
A. Johnson, The Theory of Coloration of Textiles, Published by the Society of Dyers and Colourists, 2nd Ed, 1989.
J. Cegarra; P. Puente e J. Valldeperas, Dyeing of Textile Materials, Textilia, 1992.
J. Shore (Editor), Cellulosics Dyeing, Society of Dyers and Colourists, 1995.
D. M. Lewis (Editor), J. A. Rippon (Editor), The Coloration of Wool and Other Keratin Fibres, Wiley (Society of Dyers and Colourists), 1st ed., 2013.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-12-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.