Química I

Código:
15848
Ano:
1
Semestre:
S1
Créditos ECTS:
6
Carga Horária:
PL(15H)/T(30H)/TP(15H)
Área Científica:
Química
Objectivos de Aprendizagem:
Desenvolver conhecimentos fundamentais em Química. Compreender modelos atómicos. Utilizar a Tabela Periódica como ferramenta na compreensão da química dos elementos. Compreender as teorias da ligação química e determinar a geometria das moléculas. Relacionar as propriedades físicas das substâncias com as forças intermoleculares. Resolver problemas sobre gases e saber aplicar a lei de gases ideais e a lei de Dalton. Classificar os sólidos consoante a ligação química e a sua estrutura cristalina. Utilizar a teoria do campo cristalino para prever a estrutura e as propriedades dos complexos de metais de transição. Compreender as leis da termodinâmica e a sua aplicação à química. Determinar a velocidade da reação e a sua dependência com a concentração, tempo e temperatura. Estabelecer a lei das velocidades para uma reação química.
Conteúdos programáticos:
1.Estrutura e propriedades da matéria. Estrutura atómica 2.Tabela periódica 3. Teorias de ligação química. Estruturas de Lewis, Teoria da ligação de valência. Teoria de orbitais moleculares. Simetria molecular. 4. Forças intermoleculares. 5. Gases. Gás ideal. Lei de Dalton. Teoria cinética dos gases 6. Termodinâmica química. Leis da termodinâmica. Trabalho e calor. Energia interna e entalpia. Lei de Hess. Entropia e energia de Gibbs 7. Líquidos e soluções. Diagramas de fase. Entalpia de solução. Lei de Raoult. Lei de Henry 8.Cristais. Redes de Bravais. Sistema cúbico 9.Compostos de coordenação. Nomenclatura. Estereoquímica. Teoria do campo cristal. Estrutura e estabilidade. Propriedades magnéticas. Cor 10.Cinética química. Lei de velocidades. Conceitos empíricos e teóricos. Lei de Arrhenius. Aulas Práticas: química computacional (cálculos químicos e modelação molecular gráfica); trabalhos laboratoriais (rigor experimental, técnicas laboratoriais unitárias, soluções).
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação:
Aulas teóricas (T), Teórico-Práticas (TP) e de Prática Laboratoriais (PL) são de carácter dinâmico. As aulas práticas PL e TP envolvem a realização de trabalhos experimentais, e resolução de problemas de aplicação dos conceitos teóricos.
Nota final (NF)= 60% Nota Teórica (NT) + 40% Nota prática (NP).
NT= Nota média dos dois Testes de frequência ou nota do Exame.
NP = 10% x PL1 + 10% x PL2 + 10% PL3 + 10%PL4 + 60% Teste Avaliação Prático (TAP)
Trabalho Prático Laboratorial (PL); Trabalhos práticos de laboratório com relatório.

O estudante obtém aprovação se:
NF > 9,5 valores e cumpre critérios de assiduidade (70% de presenças nas aulas T, TP e PL).
Bibliografia principal:
Química, Raymond Chang, McGraw-Hill, 11ª ed., Lisboa, 2013.
Peter Atkins, Julio de Paula, “Physical Chemistry”, 9th ed, W. H. Freeman and Company New York, 2010.
Peter Atkins, Julio de Paula, "Physical Chemistry for the Life Sciences", 2nd Ed, W. H. Freeman and Company, New York, 2011.
James E. Huheey, Ellen A. Keiter and Richard L. Keiter, Inorganic Chemistry Principles of Structure and Reactivity, 4th ed., Pearson Education, 2006.
D.A. Skoog, D.M. West, F.J. Holler, S.R. Crouch, "Fundamentals of Analytical Chemistry", Saunders College Publishing, EUA, 10th Ed, 2021.
J.A.M. Simões, M.A.B. Castanho, I.M.S. Lampreia, F.J.V. Santos, C.N. Castro, M.T. Pamplona, M.E.M. Piedade, “Guia do Laboratório de Química e Bioquímica”, Lidel, Lisboa, 2017
Língua:
Português
Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos