Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Mecânica Computacional
  4. Desenho Técnico

Desenho Técnico

Código 16130
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 4,5
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Mecânica e Termodinâmica
Objectivos de Aprendizagem Conhecer o Desenho Técnico como linguagem profissional e universal, adquirindo competências em relação às regras e metodologias fundamentais do Desenho Técnico. Saber ler e interpretar desenhos técnicos.
Adquirir competências para modelar equipamentos industriais, verificando a sua funcionalidade, e realizar a sua representação gráfica, utilizando sistemas de Desenho Assistido por Computador.
Conteúdos programáticos Introdução ao desenho técnico.
Normalização: escrita normalizada; tipos de linhas; folhas de desenho; legendas; margens e esquadrias; listas de peças; escalas.
Projeções ortogonais: introdução ao conceito de projeção; seleção de vistas; leitura de projeções; realização de esboços cotados.
Cortes e secções: tipos de cortes; representação dos cortes; representações convencionais; cortes em desenhos de conjunto; secções.
Projeções axonométricas: classificação das perspetivas; perspetivas rápidas de sólidos geométricos.
Cotagem: aspetos fundamentais da cotagem; cotagem de representações especiais.
Toleranciamento: toleranciamento dimensional e geométrico; sistema ISO de tolerâncias e ajustamentos. Acabamento Superficial.
Representação de elementos de ligação e de órgãos de transmissão.
Implementação dos conhecimentos do Desenho Técnico recorrendo a ferramentas de Desenho Assistido por Computador baseadas na modelação paramétrica.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas teórico-práticas nas quais, para além de uma introdução teórica sobre os vários assuntos versados na disciplina, os alunos realizam um conjunto de exemplos práticos, cuja finalização requer trabalho individual além das aulas.
A avaliação (AV) será realizada ao longo das atividades letivas com base nas classificações obtidas em 2 testes de avaliação - TA1 e TA2 (pesos de 40% e 45%, respetivamente, na classificação final) e nos trabalhos individuais realizados ao longo do semestre letivo - TPC (peso de 15% na classificação final).
Após as atividades letivas, a avaliação será baseada na classificação obtida na prova de exame e nos trabalhos individuais.
Sendo uma Unidade Curricular em que a componente de execução é essencial, poderá ser tida em consideração a assiduidade (A) dos alunos como elemento de avaliação.
Bibliografia principal Correia, H.J.D. (2010). Desenho Técnico e Sistemas de Representação Gráfica – Caderno de Exercícios, 1ª edição. Serviços Gráficos da UBI, Covilhã.
Silva, A., Ribeiro, C.T., Dias, J. e Sousa, L. (2004). Desenho Técnico Moderno. Lidel, Edições Técnicas, Lisboa.
Simões Morais, J.M. (2006). Desenho de Construções Mecânicas, 3º Volume – Desenho Técnico Básico, 23ª Edição. Porto Editora, Porto.
Giesecke, F.E., Mitchell A., Spencer, H.C., Hill, I.L., Dygdon, J.T., Novak, J.E. (2003). Technical Drawing, 12th edition. Prentice Hall, Inc.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-09-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.