Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Mecânica Computacional
  4. Engenharia Assistida por Computador

Engenharia Assistida por Computador

Código 16161
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica MECÂNICA COMPUTACIONAL
Objectivos de Aprendizagem Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno conheça as possibilidades e limitações das simulações computacionais em projeto de engenharia. No final desta UC o aluno deverá ser capaz de fazer a análise estrutural de objetos 3D isolados e conjuntos funcionais de objetos quando sujeitos a cargas mecânicas e térmicas, e ter a capacidade de criticar os resultados das simulações. Deverá ainda selecionar o tipo de elementos a usar, a dimensão média da malha de elementos finitos e como refinar a malha sem tornar o modelo computacionalmente pesado. Para tal, pretende-se que, além de praticar casos específicos nas aulas TP, o aluno entenda, nas aulas T, a teoria do cálculo que está por trás dos softwares de FEM.
Conteúdos programáticos Fases da simulação por elementos finitos (pré-processamento, análise e pós-processamento);
Análise matricial com elementos mola; Sistema de coordenadas; Equações de equilíbrio; Montagem da matriz de rigidez por sobreposição de efeitos;Abordagem da energia potencial para derivar as equações.
Análise matricial de sistemas discretos aplicado a treliças, vigas e grelhas; Princípio variacional pelo método da energia potencial; Soluções aproximadas; Forma fraca e Princípio dos trabalhos virtuais; Métodos dos resíduos ponderados.
Análise de meios contínuos desde a forma forte à forma fraca; Condições gerais de equilíbrio, compatibilidade e constitutiva e sua relação com Princípio variacional; Discretização do meio; Condições de fronteira e graus de liberdade dos elementos. Elementos Finitos unidimensionas (elementos barra); Elementos Finitos bidimensionais e
axissimétricos; Elementos tridimensionais.
Problemas de campos em estado estacionário; Transferência de Calor e de Massa; Fluxos.
Bibliografia principal Bower A. F., 2012. Applied Mechanics of Solids, CRC Press
Zienkiewicz O. C. and and Taylor R. L., 2000. The finite element mtethod. Volume 1 - The Basis, Butterworth-Heinmann
Logan D. L. 2007. A First Course in the Finite Element Method, Thomson
Kurowski P. M., 2020. Engineering Analysis with SOLIDWORKS Simulation , SDC Publications
Raphael B. and Smith I.F.C., 2003. Fundamentals of computer aided engineering. John Wiley
Língua Português
Data da última atualização: 2023-01-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.