Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Mecânica Computacional
  4. Fabrico Assistido por Computador

Fabrico Assistido por Computador

Código 16162
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica MECÂNICA COMPUTACIONAL
Objectivos de Aprendizagem Obtenção de uma visão global sobre o fabrico assistido por computador. Aquisição de competências efetivas em fabrico por computador através de processos subtrativos. Aquisição de competências efetivas em fabrico por computador através de processos aditivos. Introdução ao projeto de moldes e processos de estampagem.
Conteúdos programáticos Processos de fabrico subtrativos e aditivos. Escolha do processo de fabrico mais adequado. Desenho CAD de objetos e cuidados a nele ter tendo em conta as limitações do processo produtivo a empregar. Preparação dos ficheiros de maquinação computorizada por fresagem tendo por base o modelo CAD. Prática do fabrico de objetos através de fresagem computorizada. Preparação de modelos CAD para impressão 3D. Prática do fabrico de modelos CAD através de impressão 3D. Projeto de moldes, matriz e punção; Simulação de estampagem, injeção e infusão em meios porosos.
Bibliografia principal "Digital Design and Manufacturing - CAD/CAM Applications in Architecture and Design" Daniel S. ; Martin B. ; Kimo G.; Kenneth M. ; Marco S. John Wiley 2005; ISBN 978-0471456360 "Additive Manufacturing Technologies,3D Printing, Rapid Prototyping,and Direct Digital Manufacturing"; Gibson I, Rosen, D •Stucker B, Springer 2015 , ISBN 978-1-4939-2112-6 Manual do programa SolidWorks Manual do programa Cut2D Manual do programa Cut3D Manual do programa Esprit
Língua Português
Data da última atualização: 2023-01-25
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.