Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Informática Web, Móvel e na Nuvem
  4. Ecossistema Web, Móvel e Nuvem

Ecossistema Web, Móvel e Nuvem

Código 16222
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Informática
Objectivos de Aprendizagem O objetivo principal desta unidade curricular é o de fornecer uma visão geral dos ecossistemas Web, móvel e na nuvem. Esta visão é fundamental para a gestão de ambientes de virtualização, soluções baseadas na nuvem e no desenvolvimento de aplicações destinadas para plataformas Web, móveis e em nuvem. Por fim, é ainda fornecida uma visão transversal dos conceitos introdutórios relacionados com os componentes existentes num computador, os sistemas numéricos, codificação e representação da informação, bem como os princípios de funcionamento e componentes essências de um sistema operativo. Pretende-se assim dotar os estudantes de uma perspetiva ampla e integradora dos conceitos e tecnologias necessárias ao entendimento dos ecossistemas Web, móvel e nuvem.
Conteúdos programáticos Introdução aos sistemas numéricos e operações aritméticas, codificação e representação da informação, compreensão da estrutura principal de um computador, análise dos componentes dos sistemas operativos, exploração dos ambientes de virtualização e computação na nuvem, criação e utilização de máquinas virtuais e, por último, uma introdução aos ecossistemas Web e móvel na perspetiva de desenvolvimento de aplicações nativas ou multiplataformas para estes ecossistemas.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Os conteúdos desta unidade curricular são expostos em aulas teóricas (método expositivo a verter para prática imediata) e praticados em aulas práticas onde o método de ensino programado é utilizado. Nas aulas teóricas são apresentados os conteúdos programáticos; nas aulas práticas são feitos exercícios práticos ou perseguidos os objetivos enunciados na teórica. As aulas práticas são normalmente regidas por guias laboratoriais que os estudantes realizam nos computadores pessoais ou do(s) laboratório(s).

Avaliam-se as componentes teóricas e práticas recorrendo a três elementos principais:
- Teste de avaliação de conhecimentos/Exame a valer 40% que abrange toda a matéria lecionada nas aulas teóricas e práticas.
- Um trabalho prático intermédio em grupo a valer no total 25%.
- Um trabalho prático final em grupo a valer no total 35%.
Bibliografia principal - Andrew Tanenbaum, Todd Austin, "Structured Computer Organization, " 6.ª Edição, Pearson, 2016.
- Guilherme Arroz, José Monteiro, Arlindo Oliveira, "Arquitectura de Computadores: dos Sistemas Digitais aos Microprocessadores," 5.ª Edição, IST Press, 2009.
- Abraham Silberschatz, Peter Galvin, Greg Gagne, "Operating Systems Concepts Essentials," 2nd edition, Wiley, 2013.
- Andrew S. Tanenbaum, Herbert Bos, "Modern Operating Systems," 4.ª Edição, Pearson Prentice-Hall, 2016.
- Matthew Portnoy, "Virtualization Essentials," 3.ª edição, Sybex, 2023.
- Shashank M. Jain, "Linux Containers and Virtualization: A Kernel Perspective", 1.ª Edição, Apress, 2020.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-02-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.