Laboratório Avançado de Direção de Arte

Código:
16839
Ano:
1
Semestre:
L0
Créditos ECTS:
2
Carga Horária:
PL(10H)
Área Científica:
Cinema
Objectivos de Aprendizagem:
O Laboratório Avançado de Direção de Arte pretende potenciar, narrativa e criativamente, estratégias e processos de Direção de Arte em Cinema, especificamente ao nível da Cenografia, Adereços e Figurino. O Laboratório Avançado de Direção de Arte funciona como campo de especialização na área da Direção de Arte para Cinema, devendo o/a formado/a articular teoria e prática no desenvolvimento de estratégias e processos ao nível de Cenografia, Adereços e Figurinos. Pretende-se explorar processos de trabalho em ambiente criativo, potenciando as competências específicas ao nível da conceção de Direção de Arte para Cinema. No fim do curso, o estudante deverá ser capaz de desenvolver autonomamente um projeto de Direção de Arte para uma produção cinematográfica.
Conteúdos programáticos:
Direção de Arte Avançada para Cinema.
Cenografia, Adereços e Figurino.
Desenvolvimento de projetos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação:
Desenvolvimento de um projeto de Direção de Arte (100%).
Bibliografia principal:
Rizzo, Michael (2005). The art direction handbook for film. Amsterdam ; Boston : Focal Press.

Souza, Nívea (2020). Processo criativo, direção de arte e cinema português. Uma entrevista a Isabel Branco. https://orcid.org/0000-0002-0572-6930

Souza, Nívea, et. all (2023). Cinema e Efeitos Visuais: A Importância da Integração entre Pré e Pós-Produção. In: Daniel Machado Gomes; Maria Paulina Gomes. (Org.). Atualidade científica: coletânea do curso de Cinema, Rádio, TV e Internet II. Rio de Janeiro: Facha Ed.

Souza, Nívea, et all (eds). (2023). Dimensões da direção de arte na experiência audiovisual. Rio de Janeiro: NAU Editora.

Outra bibliografia e a filmografia específica serão indicadas ao longo do curso.
Língua:
Português