| Código |
17513
|
| Ano |
2
|
| Semestre |
S2
|
| Créditos ECTS |
6
|
| Carga Horária |
TP(45H)
|
| Área Científica |
Ciências da Comunicação
|
|
Objectivos de Aprendizagem |
Compreender as dinâmicas de produção, construção, circulação e receção da informação jornalística nas sociedades contemporâneas, analisando o jornalismo enquanto prática social, discursiva e profissional.
Analisar os principais paradigmas teóricos e metodológicos de investigação no âmbito dos Estudos de Jornalismo, incluindo as teorias da notícia, os processos de seleção noticiosa, os valores-notícia, os enquadramentos e os modelos explicativos dos efeitos dos media.
Refletir sobre os desafios colocados pelas transformações do ecossistema mediático, nomeadamente as mudanças induzidas pelo jornalismo digital, pela convergência tecnológica e pelas novas formas de produção e consumo da informação na era da Internet.
Desenvolver competências analíticas e de investigação que permitam problematizar o papel do jornalismo na construção social da realidade, na formação da opinião pública e no funcionamento da esfera pública, articulando a reflexão teórica com a prática profissional.
|
|
Conteúdos programáticos |
1. O que é o jornalismo? Conceitos e delimitação do campo
2. A notícia como construção social
3. Newsmaking e gatekeeping
4. Teorias do jornalismo: (a) teoria do espelho, (b) teoria da ação pessoal, (c) teoria organizacional, (d) teorias da ação política, (e) teoria construtivista, (f) teoria interacionista, (g) teoria estruturalista.
5. Agenda-setting, framing e priming
6. Jornalismo profissional e valores normativos
7. Jornalismo, poder e esfera pública: espiral do silêncio + opinião pública
8. Efeitos das notícias: totais, limitados e usos e gratificações
9. Jornalismo e discurso: linguagem e narrativa noticiosa
10. Jornalismo digital e transformações contemporâneas
|
|
Bibliografia principal |
Correia, João Carlos. (2011). O admirável mundo das notícias: teorias e métodos. Livros LabCom.
Correia, João Carlos. (2009). Teoria e crítica do discurso noticioso: notas sobre jornalismo e representações sociais. Livros LabCom.
Traquina, Nelson. (2004). Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Insular.
Sousa, Jorge Pedro. (2008). Uma história do jornalismo em Portugal até ao 25 de Abril de 1974. BOOC.
Noblat, Ricardo. (2008). A arte de fazer um jornal diário. Contexto.
Sousa, Jorge Pedro. (1999). As notícias e os seus efeitos: as “teorias” do jornalismo e dos efeitos sociais dos media jornalísticos. BOOC.
Wahl-Jorgensen, K., & Hanitzsch, T. (Eds.). (2009). The handbook of journalism studies. Routledge.
|
| Língua |
Português
|