| Código |
18056
|
| Ano |
2
|
| Semestre |
A1
|
| Créditos ECTS |
60
|
| Carga Horária |
E(600H)/OT(60H)
|
| Área Científica |
Formação de Professores de Português e de Espanhol
|
|
Objectivos de Aprendizagem |
Esta UC visa fornecer uma formação integral que permita aos formandos, futuros docentes dos grupos 300 e 350: -Articular as competências já adquiridas com a prática docente no contexto sociocultural, real e concreto, da escola, aprofundando conhecimentos nos planos científico, pedagógico-didático e social. -Desenvolver competências nos âmbitos da observação, lecionação e avaliação. -Desenvolver competências no domínio das metodologias e estratégias relacionadas com os processos de ensino e aprendizagem, sua organização e gestão. -Contribuir para a interação escola-meio. -Adquirir autonomia pedagógica. -Desenvolver espírito crítico e capacidade de reflexão sobre a atividade docente, a organização e o funcionamento da escola e do sistema educativo. -Desenvolver sensibilidade para a relevância e necessidade da formação contínua nos diversos domínios da atividade docente. -Desenvolver competências de investigação nas áreas da futura lecionação.
|
|
Conteúdos programáticos |
-Realização da Iniciação à Prática Profissional (IPP), incluindo a Prática de Ensino Supervisionada (PES), ao longo de um ano letivo e numa escola protocolada com a UBI, com uma assiduidade mínima de 15 horas semanais e a prestação de um mínimo de 8 horas letivas semanais com supervisão do orientador cooperante (70% das quais em regime de prática autónoma). -Elaboração de um relatório de estágio, nos termos descritos no regulamento da IPP da UBI.
|
|
Bibliografia principal |
[Acosta, L.] (Coord.). 2018. Aprendizagens essenciais [Esp.]. ME. Alarcão, I. 2010. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. Cortez. D’Ávila, C. M. (Coord.). 2013. Ser professor na contemporaneidade. Desafios... CRV. Freire, P. 2007. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz & Terra. DGE. 2018. Aprendizagens essenciais [Port.]. ME. Latorre, A. (2003). La investigación-acción. Conocer y cambiar la práctica docente. Graó. Marcelo, C. (Coord.). 2009. El profesorado principiante: inserción a la docencia. Octaedro. Martins, G. (Coord.). 2017. Perfil dos alunos à saída… DGE-ME. Reis, P. 2011. Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. ME. Sandoval, M. et al. 2019. Educación inclusiva y atención a la diversidad… Síntesis. Trindade, R. 2009. Escola, poder e saber: A relação pedagógica em debate. Livpsic. Vieira, F. et al. 2010. No caleidoscópio da supervisão: imagens da formação e da pedagogia. Pedago.
|
| Língua |
Português
|