Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Economia Circular e da Energia
  4. Avaliação Económica de Projetos de Energia e Economia Circular

Avaliação Económica de Projetos de Energia e Economia Circular

Código 18198
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Economia
Objectivos de Aprendizagem - Compreender as diferenças entre um projeto de investimento em economia linear e circular. - Dominar diferentes modelos e elaborar planos de negócios em economia circular. - Dotar de ferramentas e técnicas para conceção e avaliação de projetos de Energia e Economia Circular. - Fornecer informação sobre os principais indicadores de desempenho do projeto e indicadores emergentes em projetos de energia e economia circular. - Saber reconhecer e gerir os riscos de projetos de energia e economia circular. - Capacitar os alunos a apresentar candidaturas aos sistemas de incentivos ao investimento.
Conteúdos programáticos 1 – INTRODUÇÃO 1.1 O conceito de projeto de investimento 1.2 Fases dos projetos 1.3 Tipos de projetos de investimento 2 - AVALIAÇÃO FINANCEIRA DE PROJETOS 2.1 Critérios e métodos de avaliação de projetos 2.2 Seleção de projetos 2.3 Análise do risco e da incerteza 3 - AVALIAÇÃO ECONÓMICA DE PROJETOS 3.1 Critérios de avaliação económica 3.2 Análise benefício/custo 4 - GESTÃO DE PROJETOS 4.1 Planeamento do projeto 4.2 Implementação do projeto 4.3 Controlo do projeto 5 – CONSIDERAÇÕES PARA PROJETOS DE INVESTIMENTO DE ENERGIA E ECONOMIA CIRCULAR 5.1 Complexidade e fatores de sucesso de um projeto de energia e economia circular 5.2 Planos e modelos de negócios em economia circular 5.3 Ferramentas de avaliação de projetos de energia e economia circular. 5.4 Sistemas de incentivos ao investimento. 5.5 Análise e discussão de estudos de caso.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As sessões de ensino-aprendizagem são de carácter teórico-prático, envolvendo a exposição de noções sobre análise, avaliação e risco de projetos de investimento, com ênfase em projetos específicos de energia e economia circular, bem como a discussão de relatórios, artigos técnicos/científicos e estudos de caso. A avaliação é composta da seguinte forma: 1) 50% para a discussão de um projeto de investimento; e 2) 50% para um teste escrito.
Bibliografia principal Barros, C. (2000), Decisões de Investimento e Financiamento de Projetos, Lisboa, Edições Sílabo. Cebola, A. (2017), Projetos de Investimento de Pequenas e Médias Empresas: Elaboração e Análise. 2ª Edição, Lisboa, Edições Sílabo. Megre, L. (2018), Análise de Projetos de Investimento: Uma perspetiva económica. 2ª Edição, Lisboa, Edições Silabo. Larsson, M. (2018), Circular Business Models: Developing a Sustainable Future. 1st edition. Palgrave Macmillan Cham. Jonker, J.; and Faber, N. (2021) Organizing for Sustainability. A Guide to Developing New Business Models Artigos Científicos e Casos Práticos (disponibilizados pelo docente na plataforma Moodle)
Língua Português
Data da última atualização: 2026-02-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.