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Comunicação Multimédia

Código 5791
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem A) Da unidade curricular de Comunicação Multimédia, espera-se que os alunos consigam conhecer os conteúdos teóricos relacionados com a comunicação e a multimédia de forma a que estejam aptos a promover e divulgar de forma competente a venda de bens, produtos e serviços no mercado.
B) O aluno deverá ficar apto a definir o que é a comunicação e como é que ela se pode concretizar, bem como aplicar competências relacionadas com a teoria e a prática básica das artes gráficas, do design de comunicação e da comunicação visual aplicadas à promoção e venda de entidades, empresas, bens, produtos e serviços.
C) O aluno deverá ainda ser capaz de criar uma identidade visual (elaborar logótipos ou siglas, cartões-de visita, envelopes, flyers, embalagens, outdoors, cartazes, brindes publicitários, página institucional na Internet, anúncio publicitário recorrendo a montagem de som e imagem - animações, vídeos) de uma empresa, bem, produto ou serviço.
Conteúdos programáticos I – Comunicação Vs Comunicação Visual
- Imagem/fotografia
- Identidade Corporativa
- Cor (CMYK e RGB) e sistemas de impressão
- Packaging
- Edição, manipulação e Tratamento de imagem.
II - Comunicação Multimédia e Audiovisual
- Produtos multimédia - interativos.
- Web design: Interfaces e navegação.
- Vídeo/animação promocional: Narrativa linear e não linear.
Bibliografia principal ARNHEIM, Rudolf. “Arte e Percepção Visual”, São Paulo: Pioneira/EDUSP, 1997.
AUSTIN, Tricia; DOUST, Richard. “New Media Design”. London, Laurence King Publishing, 2007
CLIFTON, Rita. “O mundo das marcas”. Lisboa: Editorial, 2004
FARINA, Modesto. “Psicodinâmica das cores em comunicação”. São Paulo: Edgar B., 2006.
JOLY, Martine. “Introdução à Análise da Imagem”, Campinas, Papirus, 1996
LIMA, Luís Costa. “Teoria da Cultura de Massa.” São Paulo, EDITORA PAZ E TERRA S.A., 2005
MONTEIRO, Ana Cristina; CAETANO, Joaquim; MARQUES, Humberto; LOURENÇO, João. “Fundamentos de Comunicação”. Lisboa, Edições SÍLABO, 2006
PACKER, Randall & JORDAN, Ken. “Multimédia: from Wagner to virtual reality”. London, Norton, 2001
Língua Português
Data da última atualização: 2020-06-29
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