Código:
8562
Ano:
3
Semestre:
S2
Créditos ECTS:
6
Carga Horária:
PL(15H)/T(30H)/TP(15H)
Área Científica:
Electrotecnia e Electrónica
Tipo de ensino:
Presencial.
Estágios:
Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular possui dois objetivos principais:
(1) pretende fornecer ao aluno um conjunto de conhecimentos que o capacitem a compreender o funcionamento dos sistemas de conversão eletrónica de energia encontrados na indústria;
(2) Prepara os alunos para a frequência da UC de Eletrónica Industrial do Mestrado
Conteúdos programáticos:
1. Interruptores electrónicos: Diodo, Tiristor, Tiristor GTO, Transistores: Bipolar, MosFET e IGBT.
2. Fenómenos transitórios em DC e em AC Grandezas eléctricas periódicas: Noção de período, valor médio, valor eficaz, potência, factor de potência, factor de forma e coeficiente de ondulação. 3. Desenvolvimento em Série de Fourier.
4. Conversores AC/DC (rectificadores): Rectificação monofásica e trifásica com diferentes tipos de cargas.
5. Conversores AC/AC (Gradadores): Topologias e aplicações
Bibliografia principal:
D. S. B. Fonseca, slides da apresentação “Eletrónica de Potência”, UBI, Covilhã 2014 (disponibilizado pelo autor na plataforma Moddle.
P. C. Sen: "Principles of Electric Machines and Power Electronics", John Wiley & Sons.
M. H. Rashid: "Power Electronics Circuits, and Applications", Prentice Hall.
N. Mohan, T. M. Undeland, W. P. Robbins: "Power Electronics: Converters, Applications, and Design", John Wiley & Sons.
Guy Séguier, “Le Électronique de Puissance”, Dunod, 1974
João C. P. Palma “Accionamentos Electromecânicos de Velocidade Variável”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa 1999
Língua:
Português