Código:
8571
Ano:
1
Semestre:
S1
Créditos ECTS:
6
Carga Horária:
OT(15H)/TP(45H)
Área Científica:
História das Culturas
Tipo de ensino:
Aulas teóricas e práticas e sessões tutoriais.
Estágios:
Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem:
1. Desenvolver a capacidade de análise dos grandes momentos coletivos e das principais realizações culturais da sociedade portuguesa nos séculos XIX, XX e XXI, nas mais diferentes áreas, ainda que privilegiando a das Letras;
2. Elaborar um pequeno ensaio nesta área temático-temporal.

Compreender os grandes momentos coletivos e realizações culturais da sociedade portuguesa dos Séculos XIX, XX e XXI, necessários à imprescindível consolidação de uma nítida e personalizada consciência cultural e à interpretação mais esclarecida do presente.
Conteúdos programáticos:


1. As propostas novas da Geração de 70.
2. Unionismo, Federalismo e Iberismo em Portugal no século XIX.
3. Camões e a identidade nacional em Oitocentos.
4. A Geração de 90 e a crise finissecular: outras soluções para além das ideias.
5. O Republicanismo.
6. O Modernismo e outras vanguardas.
7. O Estado Novo e o Luso-Tropicalismo.
8. A cultura de oposição: o neorrealismo português, os humanistas cristãos, os existencialistas e os independentes.
9. A globalização e a economia, a sociedade e a cultura portuguesas.
Bibliografia principal:

BARATA, André Barata; PEREIRA, António dos Santos; e Carvalheiro, José Ricardo (2012). Representações da Portugalidade. Lisboa: Editorial Caminho.
CALAFATE, Pedro (dir.) (1999-2004). História do Pensamento Filosófico Português. 5 vols. Lisboa: Editorial Caminho.
LOURENÇO, Eduardo (1999). Portugal como Destino seguido de Mitologia da Saudade. Lisboa.
MATTOSO, José (1933-) (dir.). História de Portugal. vols. V a VIII. Lisboa: Estampa.
PEREIRA, António dos Santos (2008). Portugal Descoberto, vol. II: Cultura Contemporânea e Pós-Moderna. Covilhã: Universidade da Beira Interior e Fundação para a Ciência a Tecnologia.
SANTOS, Boaventura de Sousa (1999). Pela Mão de Alice, O Social e o Político na Pós-Modernidade. Porto: Afrontamento.
SANTOS, Maria de Lurdes Lima dos (1983), Para uma Sociologia da Cultura Burguesa em Portugal no Século XIX. Lisboa: Presença/ICS.
SARAIVA, António José (1982), A Cultura em Portugal – Teoria e História, vol I, Lisboa: Bertrand.
Língua:
Português