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Comportamento do Consumidor

Código 9822
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(24H)
Área Científica Marketing e Estratégia
Tipo de ensino Ensino teórico-prático presencial
Estágios Não aplicável
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Entender o estado-da-arte de teorias, métodos e técnicas de investigação do consumidor e verificar como esses métodos e técnicas têm sido aplicados em investigações nas áreas académica e empresarial de modo a poderem desenvolver projectos de investigação na área do comportamento do consumidor. No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de:
No final do curso o aluno deverá ser capaz de:
-Compreender o âmbito do campo científico do comportamento do consumidor, suas principais bases científicas e ligações com outras disciplinas os principais campos de análise, mais relevantes tópicos teóricos e abordagens metodológicas;
-Conhecer os recentes progressos da investigação e áreas relevantes d reflexão, em campos de pesquisa particulares;
-Usar os modelos teóricos e as constructos para entender o comportamento dos consumidores em mercados culturalmente distintos e globalizados.
Conteúdos / Programa • Investigação em comportamento do consumidor:
• O processo de decisão:
• Fatores internos – a dimensão psicológica da CB:
• Fatores externos – a dimensão social estrutural ambiental da CB:
• Foco adicional sobre os seguintes domínios temáticos, discutidos através da análise de artigos científicos específicos:
Hedonic versus utilitarian consumption
• Place consumption and experiences, atmospherics
• Cross-cultural consumer behavior research
• Children consumer behavior and brands
• Online consumer behavior and neuro-marketing
• Anti-consumerism
Bibliografia / Fontes de Informação Assael, Henry (2003) Consumer Behavior: A Strategic Approach, South-Western College Pub;
Blackwell, Roger D.; Miniard, Paul W.; Engel, James F. (2005) Consumer Behavior, South-Western College Pub
de Mooij, Marieke (2003), Consumer Behavior and Culture Consequences for Global Marketing and Advertising Sage
Underhill, Paco (2000). Why We Buy: The Science of Shopping, Simon & Schuster.
Arnould, Eric; Price, Linda; Zinkhan , George M. (2004), Consumer Behavior, McGraw-Hill/Irwin,
Foxall, Gordon R.; Goldsmith , Ronald E.; Brown, Stephen (2005) Consumer Psychology for Marketing, London and New York: International Thompson Business Press.
Schiffman, Leon G. ; Kanuk, Leslie Lazar (2009) Consumer Behaviour, Pearson/ Prentice Hall,
Solomon, Michael R., Gary Barmossy and Soren Askegaard (2005), Consumer Behaviour: A European Perspective, Financial Times/Prentice Hall.
Usunier, Jean-Claude and Julie Anne Lee (2005), Marketing Across Cultures, FT Prentice Hall.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As aulas serão teórico-práticas. Em cada aula serão expostos conceitos teóricos acompanhados de exemplos reais. Durante os periodo de ensino-aprendizagem os alunos irão discutir em sala de aula artigos científicos sobre os temas abordados. Em determinadas aulas será pedido ao aluno para realizar trabalhos em grupo que visam levar os alunos a dar respostas a problemas colocados.
Os alunos terão de elaborar um trabalho prático com vista à obtenção das competência de análise e crítica de casos reais.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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