Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Marketing e Estratégia
  4. Análise de Dados

Análise de Dados

Código 9828
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 8
Carga Horária TP(40H)
Área Científica Marketing e Estratégia
Tipo de ensino TP
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Compreender a ligação entre o problema de investigação, metodologia, recolha de dados e análise de dados. Escolher a técnica de análise de dados quantitativa adequada de acordo com a metodologia.
Realizar análises em software estatístico.
Interpretar, discutir e relatar resultados de análises. Os alunos devem compreender a conexão entre o problema de investigação, metodologia, recolha de dados e análise quantitativa dos dados. De escolher os dados quantitativos apropriados analisar de acordo com a natureza de pesquisa, metodologia e objetivo. De realizar análises em software estatístico, ou seja, SPSS, AMOS e SmartPLS. Para interpretar, discutir e relatar os resultados de análises.
Conteúdos / Programa 1. Filosofia de investigação e análise de dados - relação entre ontologia, epistemologia, metodologia e métodos;
2. Análises de interdependência;
a. Análise fatorial;
b. Análise cluster;
3. Análises de dependência;
a. ANOVA;
b. Regressão;
4. Análises de segunda geração;
a. Análise de Equações estruturais;
b. PLS.
Bibliografia / Fontes de Informação Easterby-Smith, M.; Thorpe, R. & Jackson, Paul R. (2008) Management Research 3rd ed., Londres, UK: Sage
Hair, Joseph F., Bill Black, Barry Babin, Rolph E. Anderson (2010) Multivariate Data Analysis, 7/e, Upper Saddle River, US: Prentice Hall, ISBN13: 9780138132637
Bollen, K.A. (1989); Structural Equations with Latent Variables; New York, NY, US: John Wiley & Sons
Dunbar, R. (1996). What is This Thing Called Science? In The trouble with science (pp. 12-33). Harvard University Press.
Hunt, S. D. (2002). The Morphology of Theory. In Foundations of marketing theory: Toward a General Theory of Marketing (pp. 191-221). Armonk, New York: US: ME Sharpe.
Nunnaly, Jum C.; Bernstein, Ira H. (1994); Psychometric Theory, 3rd. Ed.; New York, NY, US: McGraw Hill
Putnam, H. (1987). The Many Faces of Realism. Open Court. ISBN: 0812690435
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Aulas expositivas para aprender teoricamente as técnicas estatísticas.
Aulas com suporte de software estatístico para resolver problemas reais de investigação com recurso.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.