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Internacionalização e Marketing Global

Código 9837
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 4
Carga Horária TP(12H)
Área Científica Marketing e Estratégia
Pré-requisitos Não aplicavel
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não Aplicavel
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem A UC aborda o complexo ambiente de marketing internacional e a necessidade de investigar as suas diversas dimensões, económicas, sociais, político-legais e culturais sob perspectivas conceitual e empirica. Analisa a influencia desses fatores e sua integração em programas e estratégias de marketing Para obter uma visão prática e teórica do marketing internacional no meio envolvente da actualidade
Competencias
Identificar os principais fatores relacionados coma criação de um mercado global.
Capacidade de análise dos mercados internacionais
Discutir o impacto dos diferentes valores culturais na comercialização de produtos
Pesquisar e identificar mercados inernacionais rentáveis
Planeamento e análise de uma estratégia de marketing internacional


Conteúdos / Programa PARTE I. A decisão de internacionalização
1 – O desenvolvimento do marketing global na empresa
2 – Motivos da internacionalização
3 – Teorias de internacionalização
4 - Desenvolvimento da competitividade internacional da empresa
5 – Algumas evidencias do comercio internacional em Portugal
PARTE II – A decisão de escolha dos mercados a entrar
6 – O Meio envolvente contextual: político, económico
7 - O meio envolvente sociocultural
8 – Processo de selecção de um Mercado internacional
PARTE III - Estratégias de entrada em mercados internacionais
- Modalidades de exportação, modalidades intermédias, modalidades hierárquicas
PARTE IV – Componente investigação
Bibliografia / Fontes de Informação Hollensen, S. (2011), Global Marketing, 5th edition, Prentice-Hall Financal Times
Jeannet, Jean Pierre; Hennessey H. David (2001), Global Marketing Strategies (5ª Ed.), Houghton Miffin Company, Boston New York
Kotabe, Masaaki, Helsen Kristiaan, (2011), Global Marketing Management 5ª Edição, John Wiley and Sons, Inc.
Keegan, W.; Green Mark C. (2008) Global Marketing, 5ª Edição, Prentice-Hall Europe
Artigos científicos indicados pelo docente.
Artigos científicos pesquisados pelos alunos para o desenvolvimento dos trablahos
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As metodologias de ensino são consistentes com os objectivos do curso, porque é suposto que os alunos de doutoramento iniciem o desenvolvimento de pesquisas de forma independente.Metodologia de Ensino:
-As aulas terão duas componentes:
(1) Exposição sistemática dos conteúdos programáticos, por parte do docente;
(2) Elaboração e discussão de trabalhos de investigação, por parte dos alunos.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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