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Temas Aprofundados de Comunicação II

Código 9934
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 15
Carga Horária OT(15H)/S(45H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem O objetivo principal desta unidade curricular é aprofundar a articulação entre os projetos de doutoramento e as linhas e projetos de investigação do Labcom.IFP. Procura-se, assim, potenciar mutuamente a formação pós-graduada e a atividade de investigação na área das ciências da comunicação.
No final desta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:
1 - Identificar investigações avançadas nas seguintes áreas:
– Comunicação e artes;
– Comunicação e ciência;
– Comunicação e jornalismo.
– Comunicação e política;
– Comunicação e publicidade;
– Comunicação e relações públicas;
2 - Discutir essas investigações sob a forma oral e escrita, nomeadamente em comunicações, artigos de revistas e capítulos de livros.
3 - Problematizar as relações entre as várias áreas de investigação em ciências da comunicação.

Conteúdos programáticos 1. Investigações avançadas nas seguintes áreas:
– Comunicação e artes;
– Comunicação e ciência;
– Comunicação e jornalismo.
– Comunicação e política;
– Comunicação e publicidade;
– Comunicação e relações públicas;
2. Relações entre as várias áreas de investigação.

NOTA. A concretização dos tópicos de cada uma das áreas mencionadas será feita pelos docentes da unidade curricular e/ou módulos.
Bibliografia principal 1 - Comunicação e artes
Didi-Huberman, G. (2007). L’Image ouverte: motifs de l'incarnation dans les arts visuels. Paris: Gallimard.
Ferry, L. (2012). Homo aestheticus: a invenção do gosto na era democrática. Lisboa: Edições 70.
Mast, G., Cohen, M, & Braudy, L. (Eds.) (1992). Film theory and criticism: Introductory readings. New York: Oxford University Press.

2 – Comunicação e ciência
Gross, A. G., Harmon, J. E., & Reidy, M. S. (2002). Communicating science: The scientific article from the 17th century to the present. Oxford, New York: Oxford University Press.
Laszlo. P. (2006). Communicating science: A practical guide. Berlin, Heidelberg: Springer-Verlag.
Russell, N. J. (2010). Communicating science: Professional, popular, literary. Cambridge: Cambridge University Press

3 – Comunicação e jornalismo
Siaperas, E., & Veglis, A. (Eds.) (2012). The global handbook of online journalism. New York: Wiley-Blackwell.
Wahl-Jorgensen, K., & Hanitzsch, T. (Eds.) (2009). Handbook of journalism studies. New York: Routledge.

4 – Comunicação e política
Giansante, G. (2015). Online political communication: How to use the web to build consensus and boost participation. Heidelberg, New York: Springer.
Rother, R. (2002). Leni Riefenstahl: The seduction of genius (Propaganda Studies in Modern Political Communication). London: Continuum.

5 – Comunicação, publicidade e relações públicas
Floch, J.-M. (1995). Identités visuelles. Paris: Puf.
Sanchez Corral, L. (1997). Semiótica de la publicidad. Madrid: Sintesis.
Twicthel, J. B. (1997). Adcult USA: The triumph of advertising in American culture. New York, Columbia University Press.
Stromback, J. & Kiousis, S. (Eds) (2011) Political public relations: Principles and applications. New York: Routledge

NOTA. Uma bibliografia mais alargada sobre cada uma das áreas será fornecida pelos docentes da unidade curricular e/ou módulos.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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