2. Reitoria
  3. Pró-Reitoria da Responsabilidade Social

Pró-Reitoria da Responsabilidade Social

A Pró-Reitoria para a Responsabilidade Social representa um compromisso da UBI com o desenvolvimento integral dos indivíduos e das comunidades. A Pró-Reitoria para a Responsabilidade Social desenvolve as suas ações numa vertente complementar às tradicionais missões da universidade - ensino, investigação e transferência de conhecimento. Esta quarta vertente inclui:

• A aposta num processo continuo de formação humana das pessoas que formam a comunidade ubiana e da qualidade de vida dos seus participantes.
  • Formação cívica dos indivíduos, enquanto sujeito capaz de transformação para uma sociedade mais desenvolvida.
  • Promoção de uma Universidade cosmopolita e diversa onde todos possuem iguais direitos e deveres de cidadania
  • Conjunto de ações e procedimentos eticamente adequados que visem o desenvolvimento pessoal, humano e social (ações que se enquadrem nos domínios da solidariedade, voluntariado, inclusão, desenvolvimento da consciência crítica e da participação);
  • Fomento de uma cultura institucional de confiança e transparência;
  • Ações e processos cujo objetivo é responder às novas necessidades do entorno de maneira adequada e efetiva especialmente do ponto de vista ético

A responsabilidade social da universidade é, pois, o elemento essencial da gestão corporativa social e politicamente democrática, distribuída transversalmente pelos três eixos que constituem a sua missão tradicional:

1. Contribuir para a formação dos estudantes como agentes de desenvolvimento (complementar à vertente ensino)
  2. Garantir a ética e a responsabilidade social na ciência (complementar à vertente investigação)
  3. Formar e promover a cidadania democrática dentro e fora da instituição (complementar à vertente transferência de tecnologia e conhecimento)

Compete à pró-reitoria para a responsabilidade social, em estreita colaboração com toda a equipa reitoral:

1. Coordenar as ações dos diferentes organismos da UBI que atuam no domínio social incluindo:
    • Ações desenvolvidas por serviços orgânicos da UBI
    • Ações desenvolvidas por núcleos de estudantes
    • Ações desenvolvidas por associações de alunos, funcionários ou docentes da UBI
  2. Promover e dar visibilidade às ações realizadas na UBI, pelos diversos organismos, no âmbito da responsabilidade social,
  3. Colaborar com o Provedor do Estudante, os Serviços de Ação Social e outros organismos na UBI que atuam na área social, no sentido de identificar problemas de cariz social e partilhar estratégias para os resolver