O que é um BIP?
BIPs (Blended Intensive Programmes) ou Programas Intensivos Mistos em português são cursos intensivos de curta duração do Programa Erasmus+ que contêm duas componentes obrigatórias: componente física e componente virtual. Na componente física, os estudantes de, pelo menos, três instituições de ensino superior, participam em atividades na Universidade organizadora do curso. Na componente virtual, os estudantes realizam atividades online.
Quem se pode candidatar a um BIP?
São candidatos elegíveis estudantes da UBI matriculados e inscritos em licenciatura (que tenham concluído, pelo menos, o 1º semestre do 1º ano), mestrado integrado, mestrado ou doutoramento.
É obrigatório o estudante estar inscrito no ano letivo em que se realiza o BIP.
É possível a participação de recém-diplomados?
Não. Os estudantes finalistas apenas podem participar em BIPs que se realizem até 31 de julho do ano letivo em que terminam o seu ciclo de estudos.
Quais são os apoios financeiros atribuídos aos estudantes?
Os estudantes que participem em BIPs recebem uma bolsa de mobilidade no valor de 79€/dia. É pago mais um dia de apoio individual como dia de viagem.
Para além deste apoio, os estudantes que utilizem meios de transporte sustentáveis (autocarro, comboio ou carro partilhado) nas viagens de ida e volta para o país da Universidade de Acolhimento poderão receber, caso haja disponibilidade financeira, um complemento à bolsa de mobilidade no valor de 50€.
Como são reconhecidos os BIPs no plano de estudos na UBI?
Os BIPs não têm reconhecimento académico direto, ou seja, não há equivalência com unidades curriculares do plano de estudos do estudante. O reconhecimento da participação é feito através do Suplemento ao Diploma.
Quais são os BIPs oferecidos aos estudantes da UBI?
As ofertas de BIPs abertas aos estudantes da UBI podem ser consultadas no separador lateral “Ofertas disponíveis”.
Quais são os critérios utilizados na seriação de participantes?
Os critérios de seleção para cada BIP são definidos pela Universidade de Acolhimento. Os resultados das candidaturas são seriados de acordo com os critérios definidos para cada BIP e ordenados de forma decrescente de acordo com a classificação obtida segundo os critérios definidos. Estudantes que não cumpram os requisitos mínimos definidos pela Universidade de Acolhimento não serão considerados.
No processo de seriação poderá ser dada preferência a estudantes que ainda não tenham realizado uma mobilidade internacional no ciclo de estudos que frequentam ou que ainda não tenham participado num BIP no ano letivo presente.
Como é feita a candidatura a um BIP?
Deverá consultar o separador “Ofertas disponíveis”.
Qual é o número máximo de BIPs em que um estudante pode participar?
Não há um número máximo de BIPs em que os estudantes podem participar. No entanto, os estudantes podem participar em mobilidades do Programa Erasmus+ (estudos de curta e/ou longa duração e/ou estágios) até um total de 12 meses, por ciclo de estudos (no caso do mestrado integrado, a duração máxima passa para 24 meses). A participação em BIPs conta para esse período máximo.