Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Reitoria
  3. Centros
  4. CFIUTE - Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial
  5. Mensagem da Direção

Mensagem da Direção

O mercado de trabalho atravessa constantemente novos desafios e as organizações procuram e valorizam nos seus colaboradores as capacidades, os conhecimentos e as atitudes que os mobilizem no sentido do seu desenvolvimento pessoal, interpessoal e técnico. A formação profissional é multifacetada, podendo ser um veículo de capacitação dos jovens para a procura do primeiro emprego, de promoção do desenvolvimento contínuo de competências ao longo da vida, de criação de oportunidades de requalificação e, ainda, de facilitação da integração no mercado de trabalho de pessoas pertencentes a grupos de maior vulnerabilidade.

Se por um lado as constantes e rápidas mudanças tecnológicas exigem uma preparação e atualização permanentes, por outro as competências transversais de natureza comportamental, social e emocional são, igualmente, fundamentais para a vida profissional. E, a Universidade, enquanto instituição orientada para a criação, desenvolvimento e transmissão de conhecimento, pode e deve ocupar um papel ativo no sentido da capacitação das pessoas e dos profissionais. Neste sentido, o desenvolvimento dos seus próprios colaboradores internos constitui-se como um dos eixos fundamentais de ação, da mesma forma que se torna fundamental a aproximação às organizações da comunidade envolvente, através da criação e estabelecimento de oportunidades de partilha e de cooperação.  Para as empresas, organizações e instituições, a colaboração com as universidades permitirá alargar a sua capacidade inovadora através do aproveitamento da tecnologia e do conhecimento científico desenvolvidos através da investigação em diferentes áreas do conhecimento.

Acreditamos que o CFIUTE será capaz de estender a formação pessoal e profissional a diversos públicos, contextos e domínios, promovendo ações de formação que, por um lado, sejam inovadoras e promovam a adaptação às mudanças sociais, ambientais, organizacionais e tecnológicas e, por outro, que correspondam às necessidades, interesses e objetivos das pessoas e das organizações.

 

A Direção do CFIUTE

Data da última atualização: 11/11/2020
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.