Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Congresso internacional de homenagem a Sophia de Mello Breyner: a contemporaneidade dos clássicos

Congresso internacional de homenagem a Sophia de Mello Breyner: a contemporaneidade dos clássicos

Img:

Sophia de Mello Breyner Andresen celebraria o centenário do seu nascimento a 6 de novembro de 2019. Sempre atual, a sua obra multifacetada, que abrange a poesia, o conto infantil, a dramaturgia, o ensaio e a tradução, foi galardoada nacional e internacionalmente. Ligada à Grécia e aos valores do belo, do bom e do justo, Sophia transpunha para a sua vida e obra esse lema platónico. Sophia será, pois, recordada na Universidade da Beira Interior, a 26 de novembro do corrente ano, por iniciativa do Departamento de Letras, no Congresso Internacional de homenagem a Sophia de Mello Breyner: a contemporaneidade dos clássicos. O evento é coordenado por Cristina Costa Vieira, Diretora do Mestrado em Estudos Lusófonos, completando a comissão organizadora Pedro Guilherme e Ana Rita Carrilho.

O subtítulo do Congresso remete para um vetor axial da obra de Sophia, o elo entre a Antiguidade grega e a contemporaneidade. Mas por “Clássicos” entendemos igualmente os paradigmas de outras culturas com as quais a obra sophiana estabelece relações intertextuais, como a espanhola, a inglesa, a francesa, a dinamarquesa, a alemã ou a brasileira. O Congresso terá palestras magistrais de professores convidados e comunicações paralelas selecionadas através de chamada de artigos em sistema de avaliação anónima, havendo ainda leitura de poemas de Sophia, a projeção do documentário de César Monteiro sobre a nossa autora e uma Exposição paralela na Biblioteca Central da UBI dedicada a Sophia.

 

Ver cartaz.

 

Apoio:

      

     

  

 

Data da última atualização: 11-10-2019
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.