O Coro da Universidade da Beira Interior foi fundado em 1986, tendo sido sua primeira regente Maria Margarida Ribeiro, então estudante desta mesma Universidade.
Em 1988 assumiu a regência o maestro Edgar Saramago, que prolongou a sua colaboração até finais de 1992.
Após um interregno de dois anos, o coro reiniciou a sua actividade em 1994. Constituído por alunos e funcionários docentes e não docentes da Universidade da Beira Interior, ele tem como objectivos a divulgação da música coral de carácter popular, religioso ou erudito, a promoção da região a que pertence, a divulgação da Universidade da Beira Interior, o estabelecimento de relações de intercâmbio cultural com outras regiões e universidades do país ou além fronteiras.
Desde a sua fundação que este coro actua em iniciativas de carácter cultural e recreativo promovidas pela Universidade da Beira Interior e respectiva Associação Académica, colaborando também com a autarquia e instituições locais de solidariedade social.
Tem participado em vários Encontros e Festivais de Coros, dentro e fora do país, com especial relevância para a Ilha da Madeira, Cabo Verde e Espanha.
Também tem organizado vários Encontros de Coros Universitários e Concertos de Natal na cidade da Covilhã.
Entre 1994 e 2009 o Coro foi regido pela maestrina Maria Martha Segre.
Entre 2010 e 2012, o Coro da Universidade da Beira Interior foi dirigido pelo maestro Paulo José Proença Serra.
Embora com actividade reduzida entre 2011 e 2013, actualmente o Coro da Universidade da Beira Interior está a ser dirigido pela Drª Goretti Valente, com algumas actuações dentro e fora da Universidade.
Atualmente o Coro conta com cerca de 30 elementos representantes dos alunos, funcionários e seus familiares.
No seu reportório apresenta um conjunto diversificado de peças musicais, clássicas, tradicionais e contemporâneas, portuguesas e estrangeiras. Algumas das peças são acompanhadas ao piano e outros instrumentos, por elementos do próprio coro, formando uma pequena orquestra.
Tem estado presente em vários atos oficiais, culturais e religiosos da Universidade, participado em eventos culturais e turísticos da região e do país.