O Programa Erasmus+, financiado pela União Europeia, permitiu nos últimos 35 anos que estudantes europeus realizassem parte dos estudos em outra Instituição do Ensino Superior (IES) na Europa. Em 2015, o Programa Erasmus +, através do International Credit Mobility (ICM), apoia a cooperação com instituições do ensino superior de outras partes do mundo, permitindo enviar e receber estudantes, docentes e funcionários.
O International Credit Mobility permite a estudantes de um país do Programa (Portugal) realizar uma mobilidade de estudos numa IES num dos Países Parceiros e vice-versa, com a qual se tenha estabelecido um acordo inter-institucional.
Em 2017, a Universidade da Beira Interior obteve financiamento aprovado para mobilidades de estudantes, docentes e não docentes que puderam beneficiar de uma experiência internacional de/para 12 países onde se encontram as instituições parceiras: Albânia, Bósnia, Bangladesh, Butão, Israel, República da Moldávia, Federação da Rússia, Tunísia, Ucrânia, Sérvia, Montenegro e Kosovo.
Em 2018, a Universidade da Beira Interior conseguiu reforçar a cooperação com as instituições já existentes e abrir canais de cooperação com mais países, sendo eles: Argélia, Arménia, Cazaquistão, Cuba, El Salvador, EUA, Geórgia, Indonésia, Irão, Jordânia, Marrocos, Namíbia, Palestina, Paraguai, Vietname.
Com os projetos Erasmus+ ICM de 2019 e 2020, a Universidade da Beira Interior obteve aprovação de 538455,00 EUR para financiar mobilidades de estudantes, funcionários e docentes de e para 27 países distintos.
O mais recente projeto Erasmus+ ICM, em execução até 31-07-2025, conta com financiamento na ordem dos 395895,00 EUR e envolve a mobilidade de estudantes e docentes. Estudantes da Universidade da Beira Interior podem candidatar-se ao apoio financeiro de 15 bolsas Erasmus+ ICM para atividades de aprendizagem em formato estudos em 3 países onde se encontram instituições parceiras: Albânia, Bósnia e Herzegovina e Kosovo.
Universidades Parceiras
Consulta o Edital, lista de parceiros, contactos, entre outras informações, no menú “Candidatura” à direita.