Ficheiro com o nome: Banner_Projetos concluídos

Projetos concluídos

 

 

Programa de Formações

O Programa de Formações da Universidade da Beira Interior constituiu uma iniciativa anual de capacitação e valorização pedagógica, promovida pelas Vice-Reitorias para a Qualidade, Responsabilidade Social, Ação Social, e para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade. Através deste programa, foram desenvolvidas diversas ações de formação destinadas sobretudo ao pessoal docente, com o objetivo de fomentar a inovação pedagógica, a melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem e o reforço da qualidade institucional. 

Residências Artísticas UBIanas

O projeto Residências Artísticas UBIanas – Integração pelas Artes promoveu a integração, inclusão e bem-estar da comunidade académica através da criação artística e da participação cultural. A iniciativa desenvolveu um conjunto de atividades interdisciplinares nas áreas da Literatura, Música, Dança e Artes Performativas e Cinema, envolvendo os estudantes como protagonistas na conceção e execução das dinâmicas. Através da colaboração entre docentes da Universidade da Beira Interior e entidades culturais da região, foram criadas oportunidades de aprendizagem criativa, expressão artística e desenvolvimento pessoal.  

Ao longo da sua implementação, o projeto contribuiu para o fortalecimento das competências transversais dos participantes, nomeadamente criatividade, comunicação, responsabilidade, gestão emocional e trabalho colaborativo. O programa culminou num evento final que reuniu e apresentou os resultados das diferentes atividades desenvolvidas, evidenciando o papel da arte como instrumento de inovação, inclusão social e valorização da experiência académica. 

Projeto UBI Learning HUB II

O projeto UBI Learning HUB II procurou promover a inovação na aprendizagem, aumentar o sucesso académico dos estudantes e prevenir o abandono escolar dos estudantes da UBI. Ao longo da sua execução, foram desenvolvidas diversas ações, incluindo: programas de mentorias, bolsas de tutoria e de integração para novos estudantes, apoio a unidades curriculares críticas, produção de recursos pedagógicos e iniciativas de capacitação docente focadas na transformação digital e na inovação educativa. 

O UBI Learning HUB II promoveu ainda eventos de acolhimento, atividades dedicadas à inovação pedagógica e espaços de partilha de boas práticas, contribuindo para o reforço das competências académicas, digitais e pedagógicas da comunidade universitária e para a melhoria contínua dos processos de ensino e aprendizagem. O projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do programa Impulso Mais Digital, reuniu a Vice-Reitoria para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade, a Vice-Reitoria para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social e a Pró-Reitoria para a Universidade Digital.