Español | English
1.ª Âmbito
A Universidade da Beira Interior (UBI) convida os futuros estudantes internacionais a descobrirem o seu campus, os serviços de apoio, a cidade da Covilhã e a região envolvente, bem como a contactarem com a língua portuguesa, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras e inesquecíveis.
As presentes normas têm como objetivo estabelecer as condições de participação no programa préUBIversitário 2026, doravante designado Pré, que disponibiliza 40 vagas.
2.ª Candidaturas
- As candidaturas ao Pré estarão abertas até 30 de março de 2026, ou até se esgotarem as vagas.
- As candidaturas são formalizadas através da plataforma online e envio para o endereço de email preubiversitario@ubi.pt, com cópia do Cartão de Identidade, ou equivalente, Declaração de Consentimento para Recolha e Tratamento de Dados e Declaração do Encarregado de Educação, se aplicável.
- São elegíveis para candidatura ao Pré, exclusivamente, os participantes estrangeiros que completem, no máximo, 21 anos até 31 de dezembro de 2026.
- A UBI reserva-se o direito de não abrir a Edição de 2026 caso não atinja o número mínimo de vinte (20) participantes.
3.ª Taxa de participação
- A participação no Pré obriga ao pagamento de taxa de frequência, paga pelos participantes no ato de inscrição, no valor de 1.500.00€, isento de IVA, e inclui:
- a) Seguro;
b) Componente Letiva:
- Disciplinas Obrigatórias: Português Língua Não Materna ou Espanhol, Técnicas de Oralidade de Escrita em Português, Literatura Portuguesa, União Europeia e Gestão de Conflitos e Emoções;
- Disciplinas Opcionais: Opção 1 – Física, Matemática e Química; Opção 2 – História, Sustentabilidade e Inglês;
- Estudo Autónomo: carateriza-se pela realização de exercícios e tarefas (individuais ou em grupo), a desenvolver pelos participantes em um dos períodos do dia. Os participantes deverão ainda apresentar um trabalho final em língua portuguesa, onde deverão ser aplicados os conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas;
- Atividades de Integração: desenvolvidas às sextas-feiras, compostas por passeios pela região, atividades científicas realizadas nas cinco Faculdades da UBI, encontros com os diferentes Núcleos de Estudantes e Associação Académica.
- O comprovativo de pagamento deve ser guardado até ao início das atividades.
- O recibo relativo ao pagamento da inscrição será disponibilizado em formato eletrónico na plataforma de inscrição.
4.ª Funcionamento
- O Pré decorrerá durante todos os dias úteis, entre 4 de maio e 31 de julho de 2026, com exceção dos dias referentes às paragens letivas, feriados municipais e nacionais:
a) As atividades em sala de aula, situadas no Pólo I da UBI, decorrem de segunda a quinta-feira, entre as 9hoo e as 12h30, e o estudo autónomo, na Biblioteca Central, entre as 14h00 e as 17h00;
b) Os participantes inscrevem-se às cinco Disciplinas Obrigatórias e a um grupo de Opcional, num total de oito disciplinas.
- O programa será conduzido em português.
- O calendário específico das atividades letivas e de integração será disponibilizado na página da internet da UBI até ao dia 17 de abril de 2026.
5.ª Deveres gerais do participante
Ao participante imputam-se os seguintes deveres:
a) Respeitar os presentes e em especial o seu direito a usufruírem de todas as atividades do Pré;
b) O não cumprimento dos horários estipulados nestas normas resultará na impossibilidade de participação nas atividades em causa;
c) Seguir as orientações e instruções dos guias e dos membros da coordenação do Pré, respeitando a sua autoridade;
d) Tratar com respeito e correção qualquer membro da comunidade académica;
e) Respeitar a integridade física e psicológica de todos os membros do Pré;
f) Zelar pela preservação, conservação e asseio das instalações, material didático, mobiliário e espaços verdes da UBI, fazendo uso correto dos mesmos;
g) Respeitar os bens de todos os membros da comunidade e da instituição, sob pena de reparação pecuniária ou material;
h) Permanecer junto dos guias do Pré durante o horário definido, salvo autorização expressa da equipa de coordenação;
i) Não possuir e não consumir substâncias aditivas, em especial drogas, tabaco e bebidas alcoólicas, nem promover qualquer forma de tráfico, facilitação e consumo das mesmas;
j) Não transportar quaisquer materiais, equipamentos tecnológicos, instrumentos ou engenhos passíveis de, objetivamente, perturbarem o normal funcionamento das atividades ou de causarem danos físicos ou psicológicos a terceiros;
k) Ser diariamente portador de identificação pessoal/passaporte.
6.ª Desistências e devoluções
- No caso de ocorrer desistência, apenas se consideram as formalizadas por email, indicando os respetivos motivos. Aplicam-se, neste caso, as seguintes condições:
1.1. Antes do dia 30 de janeiro de 2026:
a) Após a apresentação da justificação e da sua validação pela coordenação do Pré, deverá ser comunicado o IBAN para a respetiva devolução. Será emitido um recibo de restituição e, posteriormente, os serviços efetuarão a correspondente transferência bancária. Serão retirados 50.00€ de taxas administrativas.
1.2. Após o dia 30 de janeiro e até 30 de março de 2026 e a apresentação da justificação à coordenação do Pré, podem aplicar-se as seguintes situações (deverá ser comunicado o IBAN):
a) A vaga foi recuperada por outro participante que se encontrava em lista de espera: será emitido um recibo de restituição e, posteriormente, os serviços efetuarão a correspondente transferência bancária. Serão retirados 50.00€ de taxas administrativas;
b)A vaga não foi recuperada: não haverá lugar à devolução de quaisquer valores pagos pela participação no Pré.
- No caso de não ser atingido o número mínimo de vinte (20) participantes:
a) A coordenação do Pré notificará até 15 de abril de 2026, através de email, todos os participantes com inscrições pagas;
b) Será emitido um recibo de restituição e, posteriormente, os serviços efetuarão a correspondente devolução através de transferência bancária do valor total da inscrição.
- Caso se inscrevam participantes com idade superior a 21 anos, a inscrição no pré será anulada. O valor será devolvido para o IBAN indicado no formulário de inscrição, sendo retidos 250,00€ de taxas administrativas.
7.ª Medidas disciplinares
Caso se verifique alguma situação de indisciplina que viole os deveres do participante previstos nestas normas, perturbadores do normal funcionamento das atividades do Pré ou das relações entre os participantes e guias, constitui infração, podendo ser colocadas em prática as seguintes medidas:
a) Advertência: chamada verbal de atenção ao participante, perante um comportamento perturbador, com vista a alertá-lo para que evite tal tipo de conduta e a responsabilizá-lo pelo cumprimento dos seus deveres;
b) Suspensão preventiva do participante: Os responsáveis pelo Pré comunicarão a ocorrência ao encarregado de educação, caso se aplique, podendo determinar a suspensão preventiva do participante pelo período de um dia;
c) Expulsão: Em situação de suspensão, caso se verifique a repetição do facto, o participante será convidado a abandonar o programa em que se encontra inscrito, sem direito à devolução de qualquer valor pago pela participação no Pré.
8.ª Inscrições
- As inscrições são feitas onlinee estão limitadas às 40 vagas existentes.
- O participante só se encontra inscrito após ter enviado a cópia do Cartão de Identidade, ou equivalente, a Declaração de Consentimento para Recolha e Tratamento de Dados e Declaração de Encarregado de Educação, se aplicável, e o comprovativo do pagamento, efetuado no máximo de três dias (contados consecutivamente), com o nome do participante do Pré para o endereço de email preubiversitario@ubi.pt.
- Caso as vagas estejam todas preenchidas o participante ficará em lista de espera e poderá, eventualmente, ser chamado para ocupar uma vaga livre, sendo notificado apenas por email após o dia 17 de abril de 2026.
- O pagamento da inscrição dos participantes admitidos ao Pré que se encontravam em lista de espera deverá ser efetuado no prazo máximo de apenas dois (2) dias consecutivos, após a inscrição.
- Ao inscrever-se o participante declara que leu o presente conjunto de normas e aceitou todas as condições.
9.ª Captação de imagem e proteção de dados
- No âmbito deste projeto,a UBI recolhe dados pessoais (como o nome e número de cartão de cidadão) explicitamente necessários à inscrição e gestão dos participantes nas várias atividades. Poderá também proceder à captação de imagens e som para fins estritos de divulgação das atividades institucionais, promovidas por esta Instituição de Ensino Superior, em particular para disseminação das atividades realizadas, reproduzindo-as na galeria privada do Pré, sistema de informação Balcão Virtual, portal de notícias, newsletters e redes sociais utilizadas. A recolha e processamento desses dados são salvaguardados por pedido adicional de consentimento de utilização, necessário para a validação da candidatura.
- A UBI, enquanto responsável pelo tratamento de dados pessoais, norteia a sua atuação no rigoroso cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dadose da Lei 58/2019, que assegura a sua execução, na ordem jurídica nacional, no respeito pelos princípios do tratamento de dados pessoais, valendo-se, para tal, de medidas técnicas e organizativas adequadas capazes de assegurar a privacidade e segurança dos dados pessoais que trata. Nos termos da legislação aplicável, para o exercício dos direitos, o titular dos dados pessoais deve contactar o Pré através do endereço de email do Encarregado de Proteção de Dados dpo@ubi.pt.
10.ª Certificação
A emissão do certificado de participação está condicionada a uma assiduidade mínima de 90%, de forma a garantir o aproveitamento efetivo das atividades previstas no programa.
1.º Ámbito
La Universidad de Beira Interior (UBI) invita a los futuros estudiantes internacionales a descubrir su campus, los servicios de apoyo, la ciudad de Covilhã y la región circundante, así como a entrar en contacto con la lengua portuguesa, proporcionándoles experiencias enriquecedoras e inolvidables.
Las presentes normas tienen por objeto establecer las condiciones de participación en el programa préUBIversitário 2026, en adelante denominado Pré, que ofrece 40 plazas.
2.ª Solicitudes
- Las solicitudes para el Pré estarán abiertas hasta el 30 de marzo de 2026, o hasta que se agoten las plazas.
- Las solicitudes se formalizan a través de la plataforma en línea y se envían a la dirección de correo electrónico preubiversitario@ubi.pt, con copia del documento de identidad o equivalente, la declaración de consentimiento para la recogida y el tratamiento de datos y la declaración del tutor legal, si procede.
- Solo podrán solicitar la admisión en el Pré los participantes extranjeros que cumplan, como máximo, 21 años antes del 31 de diciembre de 2026.
- La UBI se reserva el derecho de no abrir la edición de 2026 si no se alcanza el número mínimo de veinte (20) participantes.
3.ª Cuota de participación
- La participación en el Pré obliga al pago de una cuota de asistencia, que los participantes deberán abonar en el momento de la inscripción, por un importe de 1.500,00 €, exenta de IVA, e incluye:
a) Seguro;
b) Componente lectivo:
- Asignaturas obligatorias: portugués como lengua no materna o español, técnicas de expresión oral y escrita en portugués, literatura portuguesa, Unión Europea y gestión de conflictos y emociones;
- Asignaturas optativas: Opción 1: Física, Matemáticas y Química; Opción 2: Historia, Sostenibilidad e Inglés;
c) Estudio autónomo: se caracteriza por la realización de ejercicios y tareas (individuales o en grupo) que los participantes deben desarrollar en uno de los periodos del día. Los participantes también deberán presentar un trabajo final en lengua portuguesa, en el que deberán aplicar los conocimientos adquiridos en las diferentes asignaturas.
d) Actividades de integración: se desarrollan los viernes y consisten en excursiones por la región, actividades científicas realizadas en las cinco facultades de la UBI, encuentros con los diferentes núcleos de estudiantes y la asociación académica.
- El comprobante de pago debe conservarse hasta el inicio de las actividades.
- El recibo relativo al pago de la inscripción estará disponible en formato electrónico en la plataforma de inscripción.
4.ª Funcionamiento
- El curso se desarrollará todos los días laborables, entre el 4 de mayo y el 31 de julio de 2026, excepto los días correspondientes a las vacaciones escolares y los días festivos municipales y nacionales:
a) Las actividades en el aula, situadas en el Polo I de la UBI, se desarrollarán de lunes a jueves, entre las 9:00 y las 12:30, y el estudio autónomo, en la Biblioteca Central, entre las 14:00 y las 17:00.
b) Los participantes se inscribirán en las cinco asignaturas obligatorias y en un grupo de asignaturas optativas, lo que suma un total de ocho asignaturas.
- El programa se impartirá en portugués.
- El calendario específico de las actividades lectivas y de integración se publicará en la página web de la UBI antes del 17 de abril de 2026.
5.ª Obligaciones generales del participante
El participante tiene las siguientes obligaciones:
a) Respetar a los presentes y, en especial, su derecho a disfrutar de todas las actividades del Pré;
b) El incumplimiento de los horarios estipulados en esta norma dará lugar a la imposibilidad de participar en las actividades en cuestión;
c) Seguir las orientaciones e instrucciones de los guías y de los miembros de la coordinación del Pré, respetando su autoridad;
d) Tratar con respeto y corrección a cualquier miembro de la comunidad académica;
e) Respetar la integridad física y psicológica de todos los miembros del Pré;
f) Velar por la preservación, conservación y limpieza de las instalaciones, el material didáctico, el mobiliario y los espacios verdes de la UBI, haciendo un uso correcto de los mismos;
g) Respetar los bienes de todos los miembros de la comunidad y de la institución, bajo pena de reparación pecuniaria o material;
h) Permanecer junto a los guías del Pré durante el horario establecido, salvo autorización expresa del equipo de coordinación;
i) No poseer ni consumir sustancias adictivas, en especial drogas, tabaco y bebidas alcohólicas, ni promover ninguna forma de tráfico, facilitación y consumo de las mismas;
j) No transportar ningún material, equipo tecnológico, instrumento o artilugio que pueda, objetivamente, perturbar el normal funcionamiento de las actividades o causar daños físicos o psicológicos a terceros;
k) Llevar consigo diariamente su identificación personal/pasaporte.
6.ª Renuncias y devoluciones
- En caso de renuncia, solo se tendrán en cuenta las formalizadas por correo electrónico, indicando los motivos correspondientes. En este caso, se aplicarán las siguientes condiciones:
1.1. Antes del 30 de enero de 2026:
a) Tras la presentación de la justificación y su validación por parte de la coordinación del Pré, se deberá comunicar el IBAN para la devolución correspondiente. Se emitirá un recibo de devolución y, posteriormente, los servicios efectuarán la transferencia bancaria correspondiente. Se retirarán 50,00 € en concepto de gastos administrativos.
1.2. Después del 30 de enero y hasta el 30 de marzo de 2026, y tras la presentación de la justificación a la coordinación del Pré, pueden darse las siguientes situaciones (deberá comunicarse el IBAN):
a) La plaza ha sido recuperada por otro participante que se encontraba en lista de espera: se emitirá un recibo de devolución y, posteriormente, los servicios realizarán la correspondiente transferencia bancaria. Se retirarán 50,00 € en concepto de gastos administrativos;
b) La plaza no ha sido recuperada: no se devolverá ningún importe pagado por la participación en el Pré.
- En caso de no alcanzarse el número mínimo de veinte (20) participantes:
a) La coordinación del Preaviso notificará antes del 15 de abril de 2026, por correo electrónico, a todos los participantes con inscripciones pagadas;
b) Se emitirá un recibo de devolución y, posteriormente, los servicios efectuarán la correspondiente devolución mediante transferencia bancaria del importe total de la inscripción.
- En caso de que se inscriban participantes mayores de 21 años, la inscripción en el Pré será anulada. El importe será devuelto al IBAN indicado en el formulario de inscripción, reteniendo 250,00 € en concepto de gastos administrativos.
7.ª Medidas disciplinarias
Si se produce alguna situación de indisciplina que viole los deberes del participante previstos en estas normas, que perturbe el normal funcionamiento de las actividades del Pre o las relaciones entre los participantes y los guías, constituirá una infracción y se podrán aplicar las siguientes medidas:
- a) Advertencia: llamada de atención verbal al participante, ante un comportamiento perturbador, con el fin de alertarle para que evite ese tipo de conducta y responsabilizarle del cumplimiento de sus obligaciones;
- b) Suspensión preventiva del participante: los responsables del Pré comunicarán el incidente al tutor, si procede, y podrán determinar la suspensión preventiva del participante por un período de un día;
- c) Expulsión: en caso de suspensión, si se repite el hecho, se invitará al participante a abandonar el programa en el que está inscrito, sin derecho a la devolución de ningún importe pagado por la participación en el Pré.
8.ª Inscripciones
- Las inscripciones se realizan en línea y están limitadas a las 40 plazas disponibles.
- El participante solo estará inscrito después de haber enviado una copia de su documento de identidad, o equivalente, la Declaración de consentimiento para la recogida y el tratamiento de datos y la Declaración del tutor legal, si procede, y el comprobante de pago, realizado en un plazo máximo de tres días (contados consecutivamente), con el nombre del participante del Pré a la dirección de correo electrónico preubiversitario@ubi.pt.
- Si todas las plazas están cubiertas, el participante quedará en lista de espera y, eventualmente, podrá ser llamado para ocupar una plaza libre, siendo notificado únicamente por correo electrónico después del 17 de abril de 2026.
- El pago de la inscripción de los participantes admitidos en el Pré que se encontraban en lista de espera deberá efectuarse en un plazo máximo de solo dos (2) días consecutivos, tras la inscripción.
- Al inscribirse, el participante declara que ha leído el presente conjunto de normas y que acepta todas las condiciones.
9.ª Captura de imágenes y protección de datos
- En el marco de este proyecto, la UBI recopila datos personales (como el nombre y el número de documento de identidad) que son explícitamente necesarios para la inscripción y la gestión de los participantes en las distintas actividades. También podrá proceder a la captura de imágenes y sonido con el único fin de divulgar las actividades institucionales promovidas por esta institución de enseñanza superior, en particular para difundir las actividades realizadas, reproduciéndolas en la galería privada del Pré, el sistema de información Balcão Virtual, el portal de noticias, los boletines informativos y las redes sociales utilizadas. La recopilación y el tratamiento de estos datos están protegidos por una solicitud adicional de consentimiento de uso, necesaria para la validación de la solicitud.
- La UBI, como responsable del tratamiento de datos personales, orienta su actuación en el estricto cumplimiento del Reglamento General de Protección de Datos y de la Ley 58/2019, que garantiza su ejecución, en el ordenamiento jurídico nacional, respetando los principios del tratamiento de datos personales, utilizando para ello medidas técnicas y organizativas adecuadas capaces de garantizar la privacidad y la seguridad de los datos personales que trata. De conformidad con la legislación aplicable, para ejercer sus derechos, el titular de los datos personales debe ponerse en contacto con Pré a través de la dirección de correo electrónico del responsable de la protección de datos dpo@ubi.pt.
10.ª Certificación
La expedición del certificado de participación está condicionada a una asistencia mínima del 90 %, con el fin de garantizar el aprovechamiento efectivo de las actividades previstas en el programa.
1. Scope
The University of Beira Interior (UBI) invites prospective international students to discover its campus, support services, the city of Covilhã and the surrounding region, as well as to engage with the Portuguese language, providing them with enriching and unforgettable experiences.
These rules aim to establish the conditions for participation in the 2026 pre-UBIversity programme, hereinafter referred to as Pré, which offers 40 places.
2. Applications
- Applications for Pré will be open until 30 March 2026, or until all places are filled.
- Applications must be submitted via the online platform and sent to the email address preubiversitario@ubi.pt, with a copy of the applicant's identity card or equivalent, a Declaration of Consent for Data Collection and Processing, and a Declaration from the Parent or Guardian, if applicable.
- Only foreign participants who are 21 years of age or younger by 31 December 2026 are eligible to apply for the Pre-University Programme.
- UBI reserves the right not to open the 2026 edition if the minimum number of twenty (20) participants is not reached.
3. Participation fee
- Participation in the Pre-University Programme requires the payment of a attendance fee, payable by participants at the time of registration, in the amount of €1,500.00, exempt from VAT, which includes:
a) Insurance;
b) Teaching Component:
- Compulsory Subjects: Portuguese as a Non-Native Language or Spanish, Oral and Written Communication Techniques in Portuguese, Portuguese Literature, European Union and Conflict and Emotion Management;
- Optional Subjects: Option 1 – Physics, Mathematics and Chemistry; Option 2 – History, Sustainability and English;
c) Independent Study: characterised by exercises and tasks (individual or group) to be completed by participants at one point during the day. Participants must also submit a final project in portuguese, applying the knowledge acquired in the ormato n subjects;
d) Integration Activities: held on Fridays, consisting of tours of the region, scientific activities carried out at the five UBI Faculties, meetings with the ormato n Student Groups and Academic Association.
- Proof of payment must be kept until the start of the activities.
- The receipt for the registration fee will ormato available in electronic ormato n the registration platform.
4. Operation
- The Pre-course will run every working day between 4 May and 31 July 2026, except for school holidays and municipal and national holidays:
a) Classroom activities, located at UBI's Pólo I, will take place from Monday to Thursday, between 9:00 a.m. and 12:30 p.m., and independent study will take place at the Central Library between 2:00 p.m. and 5:00 p.m.
b) Participants enrol in the five Compulsory Subjects and one Optional group, for a total of eight subjects.
- The programme will be conducted in Portuguese.
- The specific calendar of teaching and integration activities will be available on the UBI website by 17 April 2026.
5. General duties of participants
Participants have the following duties:
a) To respect those present and, in particular, their right to enjoy all the activities of the Pre;
b) Failure to comply with the schedules stipulated in these rules will result in the inability to participate in the activities in question;
c) Follow the guidelines and instructions of the guides and members of the Pre-University Coordination, respecting their authority;
d) Treat all members of the academic community with respect and courtesy;
e) Respect the physical and psychological integrity of all members of the Pre-University;
f) Ensure the preservation, conservation and cleanliness of UBI's facilities, teaching materials, furniture and green spaces, making proper use of them;
g) Respect the property of all members of the community and the institution, under penalty of financial or material compensation;
h) Remain with the Pré guides during the defined hours, unless expressly authorised by the coordination team;
i) Not to possess or consume addictive substances, in particular drugs, tobacco and alcoholic beverages, nor to promote any form of trafficking, facilitation or consumption thereof;
j) Not to carry any materials, technological equipment, instruments or devices that could objectively disrupt the normal functioning of activities or cause physical or psychological harm to third parties;
k) Carry personal identification/passport with them at all times.
6. Withdrawals and refunds
- In the event of withdrawal, only those formalised by email, indicating the respective reasons, will be considered. In this case, the following conditions apply:
1.1. Before 30 January 2026:
a) After the justification has been submitted and validated by the Pre-coordination, the IBAN for the respective refund must be communicated. A refund receipt will be issued and, subsequently, the services will make the corresponding bank transfer. An administrative fee of €50.00 will be deducted.
1.2. After 30 January and until 30 March 2026, upon submission of justification to the Pre-University Coordination, the following situations may apply (the IBAN must be provided):
a) The place has been taken by another participant who was on the waiting list: a refund receipt will be issued and the services will then make the corresponding bank transfer. An administrative fee of €50.00 will be deducted;
b) The place has not been taken: no refund will be made for any amounts paid for participation in the Pre.
- If the minimum number of twenty (20) participants is not reached:
a) The Pre-course coordination will notify all participants with paid registrations by email by 15 April 2026;
b) A refund receipt will be issued and the services will subsequently make the corresponding refund by bank transfer of the total registration fee.
- If participants over the age of 21 register, their registration for the Pre will be cancelled. The amount will be refunded to the IBAN indicated on the registration form, with €250.00 retained for administrative fees.
7. Disciplinary measures
Any situation of indiscipline that violates the participant's duties set out in these rules, disrupting the normal functioning of the Pre-school activities or the relations between participants and guides, constitutes an offence, and the following measures may be taken:
- a) Warning: verbal warning to the participant, in the event of disruptive behaviour, with a view to alerting them to avoid such conduct and holding them responsible for fulfilling their duties;
- b) Preventive suspension of the participant: Those responsible for the Pre will report the incident to the parent or guardian, if applicable, and may determine the preventive suspension of the participant for a period of one day;
- c) Expulsion: In the event of suspension, if the offence is repeated, the participant will be asked to leave the programme in which they are enrolled, without the right to a refund of any amount paid for participation in Pré.
8. Registration
- Registration is done online and is limited to 40 places.
- Participants are only registered after sending a copy of their identity card, or equivalent, the Declaration of Consent for Data Collection and Processing and the Declaration of Guardian, if applicable, and proof of payment, made within a maximum of three days (counted consecutively), with the name of the Pre participant to the email address preubiversitario@ubi.pt.
- If all places are filled, the participant will be placed on a waiting list and may eventually be called to fill a vacant place, being notified only by email after 17 April 2026.
- Payment of the registration fee for participants admitted to the Pre-course who were on the waiting list must be made within a maximum of only two (2) consecutive days after registration.
- By registering, the participant declares that they have read this set of rules and accepted all conditions.
9. Image capture and data protection
- Within the scope of this project, UBI collects personal data (such as name and citizen card number) explicitly necessary for the registration and management of participants in the various activities. It may also capture images and sound for the strict purpose of publicising the institutional activities promoted by this Higher Education Institution, in particular for the dissemination of the activities carried out, reproducing them in the private gallery of Pré, the Balcão Virtual information system, the news portal, newsletters and social networks used. The collection and processing of this data is safeguarded by an additional request for consent of use, which is necessary for the validation of the application.
- UBI, as the controller of personal data, guides its actions in strict compliance with the General Data Protection Regulation and Law 58/2019, which ensures its implementation in the national legal system, in accordance with the principles of personal data processing, using appropriate technical and organisational measures capable of ensuring the privacy and security of the personal data it processes. Under the terms of the applicable legislation, in order to exercise their rights, the owner of the personal data must contact Pré via the Data Protection Officer's email address dpo@ubi.pt.
10. Certification
The issuance of the certificate of participation is conditional on a minimum attendance of 90%, in order to ensure the effective use of the activities included in the programme.