Atividades Experimentais no Laboratório de Eletrónica
Atividade laboratorial. Explicação e realização de experiências didáticas no Laboratório de Eletrónica.
Público-alvo: ensino secundário ou equivalente
Duração: 50 minutos
Dias em que funciona: sexta-feira (em datas a combinar)
|
Atividades Experimentais no Laboratório de Eletromagnetismo
Atividade laboratorial. Explicação e realização de experiências didáticas no Laboratório de Eletromagnetismo.
Público-alvo: ensino secundário (até 6 pessoas/sessão)
Duração: 60 minutos
Dias em que funciona: a combinar
|
Astronomia feita com o que estiver mais à mão
Palestra. Propostas para projetos de descoberta em astronomia, usando equipamento e fontes de informação ao alcance de qualquer um.
Público-alvo: 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário
Duração: 50 minutos
Dias em que funciona: a combinar
|
A Teoria da Relatividade Restrita
Palestra. A constatação de que as ondas eletromagnéticas são vibrações de um meio não material levou Einstein a reformular os conceitos de tempo e de espaço de uma forma frequentemente considerada revolucionária e contra intuitiva. Nesta palestra são explicados o porquê e o como dessa reformulação, e explorados alguns pseudo-paradoxos que ela gera.
Público-alvo: ensino secundário (12.ª ano)
Duração: 50 minutos
Dias em que funciona: a combinar
|
Café com Radiação Ionizante
Atividade laboratorial. Talvez a maioria das pessoas não tenha essa noção, mas vivemos num mar de radiações ionizantes que nos chegam do espaço. Por outro lado, o rasto radioativo natural da nossa terra-mãe está presente no nosso dia-a-dia. Mais, as radiações ionizantes assumem, cada vez mais, um papel de extrema importância como meio de diagnóstico médico, na análise de materiais e até em questões de segurança portuária e aeroportuária. Como tal, pretende-se partilhar com o público-alvo, de uma forma simples, direta e empírica a temática das radiações ionizantes, como por exemplo raios-X, raios gama e partículas carregadas.
Público-alvo: ensino secundário (12.º ano)
Duração: 120 minutos
Dias em que funciona: quarta- feira (uma vez por mês)
|
Eletrónica e Sistemas Digitais
Atividade laboratorial. Introdução à elétrónica digital através da implementação de circuitos digitais simples.
Público-alvo: ensino secundário
Duração: 120 minutos
Dias em que funciona: a combinar
|
Alterações Climáticas: Realidade ou ficção?
Palestra. Muito se tem escrito sobre certezas associadas à influência do homem no clima actual e futuro e muito mais se tem escrito, em meios mais científicos, sobre as incertezas associadas a essa mesma influência. O que podemos assegurar como certo? E sobre o quê ainda temos dúvidas? Apesar das incertezas perante o cenário de alterações climáticas, duas opções são possíveis: 1) a mitigação e 2) a adaptação. A mitigação consiste essencialmente em estabilizar as concentrações de gases de efeito de estufa na atmosfera, através da redução das emissões actuais e futuras. Contudo, não se trata apenas de escolher uma destas abordagens, uma vez que, ainda que possamos pôr ênfase na mitigação, alguma adaptação já é necessária devido ao excesso de concentração de gases de efeito de estufa já induzido na atmosfera.
Público-alvo: ensino secundário
Duração: 50 minutos
Dias em que funciona: a combinar
|
A mudança climática: cenários de aquecimento global para o final do Século XXI
Palestra. Os modelos da circulação geral da atmosfera parecem indicar que parte das alterações climáticas observadas a partir de meados do Séc XX é devida às emissões antropogénicas de gases de efeito de estufa. Os diversos modelos projetam para o futuro aumentos significativos da temperatura à superfície em várias regiões do Globo terrestre e uma redistribuição da precipitação global.
No caso português todos os cenários de clima futuro apontam para um aumento significativo da temperatura média até aos finais do séc. XXI. Sendo, no continente, estimados aumentos da temperatura máxima de 3º graus na zona costeira e 7º no interior, acompanhados de um grande incremento da frequência e intensidade das ondas de calor. Nas regiões insulares o aumento da temperatura máxima deverão ser mais moderados, entre os 2º C e os 3º C na Madeira e inferiores a 2º C nos Açores. No que se refere à precipitação a incerteza do clima futuro é substancialmente maior, no entanto, é de esperar uma maior concentração da precipitação no Inverno e uma diminuição da mesma nas restantes estações do ano.
Público-alvo: ensino secundário
Duração: 50 minutos
Dias em que funciona: a combinar
|
Física para os mais pequenos
Atividade laboratorial. A Física está em tudo o que nos rodeia desde que nos levantamos e abrimos a cortina deixando o Sol entrar até chegarmos à cozinha e aquecermos o leite no micro-ondas. O objetivo desta atividade consiste em mostrar aos mais jovens que a Ciência é uma atividade acessível a todos e que está ao alcance de qualquer um.
Público-alvo: ensino pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo do ensino básico (grupos de 15 a 20 pessoas)
Duração: 45 minutos
Dias em que funciona: a combinar
|
O efeito biológico das radiações ionizantes
Palestra. Após a descoberta dos raios X e da radioatividade, as fontes de radiação passaram a ser amplamente utilizadas na medicina. Posteriormente foram constatados danos biológicos provocados pela radiação.
As exposições prolongadas devem ser evitadas e é preciso saber que medidas de prevenção devem ser tomadas.
Público-alvo: ensino secundário
Duração: 60 minutos
Dias em que funciona: a combinar
|
Radiações Ionizantes Riscos e Aplicações
Palestra. Sabemos que estamos em perigo quando nos expomos a radiações ionizantes. Mas o importante é saber que tipo de perigo cada tipo de radiação possui e qual o grau de perigosidade. Uma das grandes preocupações, de quem trabalha com radiações, é o potencial risco à vida da célula.
Mas a radiação também tem vantagens, daí o facto de ser amplamente utilizada na medicina sendo inúmeros os seus benefícios.
Público-alvo: ensino secundário
Duração: 60 minutos
Dias em que funciona: a combinar
|
Radão o Inquilino Silencioso
Palestra. O radão é reconhecido como agente indutor do aparecimento de tumores, sendo apontado pela OMS como a segunda causa de cancro de pulmão depois do fumo do tabaco. O extrato geológico local é um fator determinante, mas no caso das habitações outros fatores podem condicionar a concentração no seu interior.
Este gás nobre, radioativo, incolor, insípido e inodoro, ao entrar nas habitações mistura-se com o ar ambiente sem ser percebido pelos nossos sentidos. Expostos a grandes concentrações de radão estamos potencialmente em risco. Como o evitar?
Público-alvo: ensino secundário
Duração: 60 minutos
Dias em que funciona: a combinar
|
Usando as Radiações na Medicina
Palestra. A radiação ambiente, natural ou produzida pelo homem, é uma realidade que não devemos ignorar. Diariamente estamos expostos a diversos tipos de radiação. No entanto, devido às diferentes energias, estas não interagem com o corpo humano da mesma forma.
Em medicina podem ser utilizadas todas as radiações do espectro eletromagnético, quer seja em diagnóstico quer seja em terapia.
Público-alvo: ensino secundário
Duração: 60 minutos
Dias em que funciona: a combinar
|
Os Prós e os Contras da Radiação
Palestra. As radiações são ondas eletromagnéticas que se propagam com diferentes velocidades e são amplamente utilizadas na vida humana. Apesar dos seus efeitos nocivos são também muito úteis. Como utilizar corretamente as radiações e de que forma nos podemos proteger dos danos biológicos que delas podem advir?
Público-alvo: ensino secundário
Duração: 60 minutos
Dias em que funciona: a combinar
|
Visita a uma estação de medição de partículas atmosféricas
Os aerossóis atmosféricos são partículas muito pequenas que se encontram em suspensão na atmosfera. Podemos notar a sua presença, por exemplo quando a luz solar lhes incide, sendo difundida ou absorvida por estas partículas. A difusão da luz solar pode dar origem a redução da visibilidade ou alteração da cor do céu e do pôr/nascer do Sol. A absorção da luz solar dá origem ao aquecimento da atmosfera à volta do aerossol.
Com esta atividade pretende-se dar a conhecer estas partículas e a forma de interação da luz solar com as mesmas, através do contacto direto com alguma da instrumentação utilizada para as estudar. A visita inclui uma breve exposição acerca da origem dos aerossóis e dos seus efeitos, sobre o clima, sobre a saúde humana e outros. Segue-se uma demonstração do funcionamento da estação.
Público-alvo: ensino secundário, área de ciências (grupos de 5 a 6 pessoas)
Duração: 60 minutos
Dias em que funciona: a combinar
|