3. Bolsa de Investigação para Licenciado | Biotecnologia, Bioquímica, Química Alimentar e Afins

Projeto de investigação Wine4H2 Sustentabilidade (2022.02566.PTDC).

De 25 de março a 10 de abril de 2023

Bolsas - UBI

Encontra‐se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado, no âmbito do Projeto de Investigação de Caráter Exploratório 2022.02566.PTDC — Wine4H2 Sustentabilidade do setor vitivinícola: produção de hidrogénio verde a partir de efluente vitivinícola, financiado exclusivamente por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, a decorrer na Universidade da Beira Interior (UBI).

Área Científica
Biotecnologia, Bioquímica, Química Alimentar e afins.

Objetivo da atividade
Os trabalhos a desenvolver irão decorrer, na Universidade da Beira Interior, no âmbito das tarefas descritas no plano de trabalho do projeto, cujo objetivo é desenvolver um sistema bioeletroquímico que promova a depuração de efluente vinícola, através de um consórcio microbiano anaeróbio, com simultânea produção de hidrogénio utilizável. Pretende-se i) desenvolver um consórcio microbiano anaeróbio com elevada capacidade para degradar os compostos presentes nos efluentes vinícolas e realizar a redução de aceitadores eletrónicos extracelulares através de mecanismos de transferência extracelular de eletrões, de extrema importância para geração de H2; ii) desenvolver uma célula de combustível microbiana e otimizar as suas condições de trabalho através do estudo de diferentes variáveis; iii) Adaptar a célula de combustível microbiana para célula de eletrólise microbiana em câmaras separadas, otimizando a taxa de migração de H+ e a capacidade de evolução de H2 através do estudo de diferentes variáveis.

Requisitos de admissão e contratação
Ser titular do grau académico de licenciado na área científica de Biotecnologia, Bioquímica, Química Alimentar ou afins, e estar inscrito num ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre ou em curso não conferente de grau académico. A prova de inscrição deverá ser efetuada, obrigatoriamente, até à contratação da bolsa.

Caso o grau académico requerido para este concurso tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, dever-se-á obedecer ao constante do Decreto-Lei 66/2018, de 16 de agosto e da Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro.

Aviso de Abertura

Data da última atualização: 2023-03-28