Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Fórum de Investigação e Oportunidades de Financiamento: Unidades de I&D da UBI

Fórum de Investigação e Oportunidades de Financiamento: Unidades de I&D da UBI

EVENTO:

Ficheiro com o nome: Final

  17 de junho de 2026
  14:30

Faculdade de Engenharia > Anfiteatro 8.1

  Importar iCal

Partilha

A Universidade da Beira Interior (UBI) promove o “Fórum de Investigação e Oportunidades de Financiamento: Unidades de I&D da UBI”, encontro dedicado à identificação de oportunidades de financiamento, ao desenvolvimento de sinergias institucionais e à estruturação de futuros projetos de I&D.

A iniciativa integra a estratégia da UBI para o reforço da investigação, da inovação, da internacionalização e da captação de financiamento competitivo, assumindo-se como um espaço de reflexão e trabalho conjunto em torno das áreas estratégicas de investigação da Universidade.

A sessão pretende valorizar as capacidades instaladas nas Unidades de I&D da UBI e explorar oportunidades no âmbito do Horizonte Europa, com especial enfoque em projetos colaborativos, interdisciplinares e com impacto no desenvolvimento regional.

O evento procurará identificar temas prioritários, equipas, competências e potenciais linhas de financiamento, contribuindo para o desenvolvimento estratégico das Unidades de I&D e para o reforço da afirmação da UBI em redes e consórcios nacionais e internacionais.

O Fórum acontece no Anfiteatro 8.1 (Faculdade de Engenharia), a partir das 14h30, no dia17 de junho (quarta-feira).


Programa da sessão

14h30 | Abertura
Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento
Presidente do Instituto Coordenador da Investigação

Apresentação das Unidades de I&D da UBI
Apresentações breves, até 10 minutos, por Unidade ou por áreas previamente selecionadas, com foco nos seguintes tópicos:

  1. i) áreas estratégicas e interesses de I&D;
    ii) principais projetos em curso;
    iii) interesses futuros, capacidades instaladas e projetos com potencial impacto científico, económico, social e territorial.

Oportunidades de financiamento no âmbito do Horizonte Europa
Apresentação pela CACR, com especial enfoque na identificação de oportunidades alinhadas com as competências da UBI e com as sinergias para o desenvolvimento regional.

Sessão de trabalho e identificação de oportunidades
Mapeamento de Unidades de I&D, tópicos científicos, investigadores/as e áreas de especial interesse para futuras calls e potenciais candidaturas colaborativas.

 

Ficheiro com o nome: Final

Data da última atualização: 2026-06-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.