Orador: Eng. José Amaral, Valorcar
Hoje em dia os automóveis não são deixados a apodrecer à beira da estrada ou encaminhados para instalações não licenciadas, a Directiva Europeia nº 53/2000,tranposta pelo Decreto Lei nº 196/2003 (na redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 64/2008) vem impor a criação de circuitos de recepção e tratamento de VFV, que separem as substâncias perigosas e outros materiais com potencial de reutilização e de reciclagem, diminuindo a quantidade e a perigosidade dos resíduos depositados em aterros. Alguns materiais como o chumbo, mercúrio, cádmio, e crómio (hexavalente) estão mesmo proibidos de serem utilizados. Actualmente, apenas 15% da massa de um veículo em fim de vida pode ser depositada em aterro, em 2015 esse número terá de descer para 5%. Estas metas são impostas pela directiva europeia.
Quando ainda na fase de projecto se selecciona um material do qual será fabricado um dado componente, é necessário preparar o circuito para a valorização desse material, após o seu ciclo de vida. Actualmente, para todos os modelos automóveis comercializados no espaço Europeu, encontra-se disponível informação sobre a forma mais eficiente de desmantelar diversos componentes (Sistema IDIS).
O engenheiro José Amaral vem dar-nos a conhecer um pouco sobre a Valorcar – empresa com a responsabilidade de em Portugal gerir uma rede de recepção/tratamento de VFV e sensibilizar os futuros engenheiros e criadores da necessidade do uso racional dos recursos materiais e energéticos.