Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Conferência “Cor e Qualidade de Experiência em Multimédia”

Conferência “Cor e Qualidade de Experiência em Multimédia”

Sessão integrada na Academia Júnior de Ciências, no Anfiteatro 6.1, com início às 15h00.

  11 de janeiro de 2019  

  •   UBI
  •   ajc

O docente da Universidade da Beira Interior (UBI), António Pinheiro, é o orador da conferência desta sexta-feira, integrada na programação da Academia Júnior de Ciências (ACJ). “Cor e Qualidade de Experiência em Multimédia” é a designação da palestra agendada para o Anfiteatro 6.1, a partir das 15h00. A conferência destina-se preferencialmente aos participantes da Academia Júnior de Ciências, mas é aberta a todos os interessados.

> Resumo
Qualidade é o denominador de base quando se desenvolvem tecnologias multimédias. Todavia, a noção de qualidade nem sempre é fácil de definir. Varia entre pessoas, depende das expectativas e muito dos sistemas que processam a informação. A qualidade de visualização de cor é um exemplo que pode levar a várias questões: Qual é a qualidade da representação cromática? Qual a nossa sensibilidade a variações cromáticas? Qual a variação qualitativa experimentada quando cores as cores são alteradas?

A sensibilidade do sistema visual humano à cor é uma área de estudo complexa e difícil de modelar. Variações cromáticas relativamente grandes podem ser praticamente ou até completamente imperceptíveis. É de facto conhecido a capacidade do ser humano reconhecer cores em objetos. Todavia a cor varia com a luz incidente e o facto de ser reconhecida da mesma forma pelo sistema visual humano tem repercussões na nossa capacidade de reconhecer, que são amplamente exploradas no mundo da tecnologia multimédia.

Nesta palestra far-se-á uma análise do conceito de qualidade de experiência e  a sua aplicação em sistemas multimédia. A aplicação a modelos de análise da qualidade de cor é usada como exemplo.

Assim, proporcionar-se-á uma palestra sobre os conceitos de qualidade visual, a capacidade de alterar a qualidade para melhorar a qualidade percebida, e o uso que os modelos multimédia fazem destes conceitos. A representação da informação multimédia e as formas da compactar para mais fácil utilização serão sumariamente referidas. A utilização do conceito de Qualidade de Experiência como modelo mais adequado de analisar qualidade vai ser explorada e a aplicação aos modelos cromáticos servirá de exemplo.
Como se perceberá, a cor é um excelente exemplo!...

Data última atualização: 2019-01-04

Data da última atualização: 2019-01-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.