3. Ensino e Aprendizagem considerados os mais fortes da UBI no U-Multirank

Ensino e Aprendizagem considerados os mais fortes da UBI no U-Multirank

•   30 de março de 2017

Taxa e períodos de conclusão de cursos com classificação mais consistente em estudo internacional sobre atividade das universidades.

Ficheiro com o nome: umultirank

Os dados do estudo internacional U-Multirank colocam a área “Ensino e Aprendizagem” como a mais forte da Universidade da Beira Interior (UBI). A edição de 2017 do levantamento realizado por um consórcio internacional atribui as classificações de “Bom” às percentagens de conclusão dos cursos de licenciatura e mestrado e ao tempo que os estudantes levam a concluir os cursos de mestrado.

A UBI consegue ainda obter notas de “Muito Bom” em dois indicadores de “Investigação”, um de “Transferência de conhecimento” e uma outra em “Ligação à Região”.

No U-Multirank são analisados vários indicadores de cinco grandes parâmetros – “Ensino e Aprendizagem”, “Investigação”, “Transferência de Conhecimento”, “Internacionalização” e “Ligação à Região” –, que recebem uma classificação de 1 a 5, em que 1 corresponde a “Muito Bom”. Este ano foram consideradas as áreas de Economia, Gestão, Engenharia Civil, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Informática.

“A avaliação da UBI em 2017, comparativamente com os anos de 2015 e 2016, revela que a Universidade se encontra em média estável. Nota-se que existe algum progresso, com flutuações percentuais pequenas, mas, sobretudo, temos mantido a qualidade”, explica Paulo Moniz. O vice-reitor para Área da Investigação destaca que “onde a UBI aparenta estar mais estável e com melhores classificações, de forma média, é no Ensino e Investigação, com um válido potencial de crescimento”. No campo de “Investigação”, refere que “há também estabilidade”, tal como nos restantes, onde existem alguns indicadores com nota de “Muito Bom”.

“Este ranking tem uma grande utilidade para fazer o diagnóstico do que temos feito até agora e é uma ferramenta útil para que possamos pensar no caminho que pode ser trilhado e onde poderemos apostar, para continuarmos a aumentar a qualidade”, acrescenta.

Os resultados do U-Multirank foram conhecidos na manhã de quinta-feira, 30 de março, apresentando dados de 1.500 universidades. Este é o terceiro ano consecutivo em que a UBI participa nesta análise desenvolvida por um consórcio internacional, que integra o Centre for Higher Education (Alemanha), o Center for Higher Education Policy Studies, da University of Twente e o Centre for Science and Technology Studies, da Universidade de Leiden, ambas da Holanda.

U-Multirank

•   UBI