A comunidade académica da Universidade da Beira Interior (UBI) tem à disposição mais um instrumento que pretende facilitar a aplicação dos resultados da investigação na economia. Este é o resultado do protocolo assinado pela UBI com a ANI – Agência Nacional de Inovação, na última semana, e do qual resulta a adesão plena da academia ao Programa Born from Knowledge - BfK Ideas.
Neste âmbito, estudantes e investigadores da UBI têm à disposição três programas e/ou concursos, que se adequam aos vários estados da ideia ou projeto.
O Born from Knowledge (Bfk) Rise destina-se a acompanhar e capacitar, de forma intensiva, as ideias e projetos em fase inicial, mas com potencial para darem origem a start-ups e produtos inovadores; Há ainda o Bfk Awards, que distingue projetos científicos e empresas que se destacam no plano da Investigação & Desenvolvimento e que distinguiu, em edições anteriores, a Labfit, empresa nascida na UBI na área da saúde, e que se encontra instalada na incubadora UBImedical. Já o Bfk Ideas é um concurso de ideias para estudantes e investigadores do Ensino Superior.
Na UBI, o acompanhamento será feita pelo GAPPI – Gabinete de Apoio a Projetos, estrutura que irá promover e divulgar a informação, além de apoiar os candidatos ao programa.
O Born from Knowledge é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da ANI e tem por objetivo valorizar o conhecimento científico e tecnológico e o seu impacto na sociedade e no tecido empresarial. Irá premiar e capacitar as melhores ideias de negócio de base científica e/ou tecnológica das instituições parceiras.
A parceria entre a academia e a ANI foi estabelecida na quinta-feira, 18 de outubro, com a assinatura do protocolo entre o presidente da ANI, Eduardo Maldonado, e o vice-reitor da UBI para a Área de Investigação e Projetos, José Páscoa.