Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI recebe Iniciativa Portuguesa do Fórum de Governação da Internet

UBI recebe Iniciativa Portuguesa do Fórum de Governação da Internet

  29 de outubro de 2019  

  •   UBI

Img:

“Reconquistar a confiança na Internet” é o tema central da 8.ª edição da Iniciativa Portuguesa e estarão em debate diversas perspetivas do âmbito da Governação da Internet.

A Universidade da Beira Interior vai acolher a 8.ª edição da Iniciativa Portuguesa do Fórum de Governação da Internet no próximo dia 13 de novembro (quarta-feira). O tema deste ano é “Reconquistar a confiança na Internet”. O evento é aberto à população em geral, realiza-se entre as  10h00 e as 18h00, mas requer inscrição prévia.

Desde 2010 que este evento se realiza em Portugal, tendo como objetivo analisar e partilhar as diferentes ideias sobre a forma como a Internet, um recurso global, deve ser gerida e utilizada, envolvendo neste processo a participação de stakeholders públicos e privados, da academia, da comunidade técnica da Internet e da sociedade em geral. A Governação da Internet implica uma multiplicidade de políticas públicas e questões técnicas sobre diferentes normas e princípios relativos a vários temas relevantes que incluem a liberdade de expressão na Internet, a privacidade, a segurança, as competências digitais e as tecnologias emergentes.

Nesta edição o programa será composto por várias sessões que visam debater temáticas como a cooperação nas políticas públicas do digital no contexto nacional e global e os desafios do desenvolvimento da Internet; as tecnologias descentralizadas, incluindo Blockchain, o seu impacto, supervisão e contributo para a democracia ativa; os conteúdos ilícitos na Internet e respetiva regulação; e o ciberespaço e a crescente relevância da atitude e do comportamento dos utilizadores, em contexto profissional e pessoal, para a cibersegurança. O programa contará com a participação de António Fidalgo, Reitor da Universidade da Beira Interior, e de Nuno Rodrigues, vogal do Conselho Diretivo da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e de um conjunto de mais de 20 oradores convidados, especialistas nas inúmeras matérias em debate.

O evento é organizado pela FCT, em parceria com a ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), a APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação), a Associação DNS.PT, o CNCS (Centro Nacional de Cibersegurança), o IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), o Polo TICE.PT, a Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros, e a Universidade da Beira Interior.

Mais informação
www.governacaointernet.pt 
Inscrições 

Partilhar

Data da última atualização: 2019-10-29
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.