Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI melhora avaliações no ranking das universidades jovens do mundo

UBI melhora avaliações no ranking das universidades jovens do mundo

  24 de junho de 2020  

Img:

A academia mantém-se no patamar 151–200, entre 414 universidades incluídas no Times Higher Education Young University Rankings.

A Universidade da Beira Interior (UBI) mantém o estatuto de uma das melhores academias internacionais fundadas há menos de 50 anos. O Times Higher Education Young University Rankings de 2020 (THE-YUR) coloca a UBI no patamar 151–200, no âmbito de uma lista que analisou 414 instituições de Ensino Superior de todo o mundo.

A UBI repete a classificação do ranking anterior, apesar de a concorrência ser cada vez maior. Em 2019 tinham sido analisadas 351 academias, menos 63 face a este ano. A subida do número de instituições, no entanto, não colocou em risco a posição da UBI entre a elite das mais jovens universidades de 66 países dos cinco continentes.

Quando analisada a prestação das instituições portuguesas incluídas no THE-YUR, a UBI surge no segundo melhor patamar alcançado pelas oito escolas superiores nacionais, tendo apenas uma à sua frente. No parâmetro “Citações” é mesmo a melhor academia portuguesa na lista, surgindo ainda no 3.º lugar em “Internacionalização”.

Relativamente a 2019, a UBI melhorou a nota final em quatro das cinco grandes missões das universidades, usadas para a construção do estudo: “Ensino”, “Investigação”, “Transferência de conhecimento” e “Internacionalização”.

Para elaborar o Times Higher Education Young University Rankings são usados os mesmos 13 indicadores de desempenho dos principais rankings do THE, como o World University Ranking, no qual a UBI está também incluída.

As universidades são avaliadas nas suas principais missões – ensino, investigação, transferência de conhecimento e internacionalização – para permitir as comparações mais abrangentes e equilibradas possíveis.

No THE-YUR os elementos de ponderação são calibrados para refletir as missões das universidades jovens, com menor ênfase em inquéritos de reputação e maior em fatores como produtividade da investigação, rácios entre pessoal/alunos e formação de doutorados, entre outros.

Mais informação
Times Higher Education Young University Rankings 

Partilhar

  •   UBI
Data da última atualização: 2020-06-24
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.