3. Candidaturas de alunos internacionais aumentam na UBI

Candidaturas de alunos internacionais aumentam na UBI

•   10 de maio de 2021

A primeira fase do Concurso preencheu 99,4 % das vagas.

Ficheiro com o nome: fotovoltaicos

A primeira fase do Concurso para Estudantes Internacionais da Universidade da Beira Interior (UBI) registou uma percentagem de colocações de 99,4%, face às vagas iniciais. A elevada procura dos cursos de 1.º Ciclo/Licenciatura e Mestrado Integrado suplantou a fase homóloga do ano passado, que atingiu o preenchimento de 83,6% dos lugares disponíveis.

Além do número de colocados, também os candidatos subiram de forma expressiva, tendo duplicado, comparativamente com o Concurso de 2020/2021.

Desta forma, 23 cursos (de um total de 30) ficaram preenchidos e em 11 foi necessário criar vagas adicionais para os casos em que houve empate entre os candidatos.

O sucesso verificado nas colocações é resultado do cada vez maior interesse demonstrado pelos alunos de todo o mundo, em especial dos países lusófonos, em estudar na UBI. No último ano, mais de cinco centenas de internacionais estudavam na academia, correspondendo a cerca de 15% do total de alunos.

Esta capacidade em atrair alunos de fora do país é transversal a todas as faculdades da Universidade, mas tem uma importância especial em cursos que têm tido menos candidatos nacionais.

Os candidatos colocados podem, a partir de hoje (de 10 a 21 de maio), formalizar a matrícula e inscrição, na plataforma dos Serviços Académicos.

Para a próxima fase de candidatura transitam, para já, 31 vagas em apenas sete formações. A segunda fase do Concurso começa a 1 de junho e prolonga-se até 9 de julho. Além das sobrantes, poderão ser adicionadas vagas em cursos por agora esgotados, por desistência de candidatos.

A candidatura está disponível apenas na plataforma online, local onde devem ser introduzidos os documentos necessários. Para a avaliação dos candidatos, a UBI dá equivalência a exames nacionais de diversos países de língua oficial portuguesa, aceita o ENEM (Brasil), o Gaokao (China) e as provas de países como a Colômbia e o Equador.

•   UBI
Data da última atualização: 2021-05-10