3. UBI promove sessão sobre “Práticas de inclusão dos novos alunos”

UBI promove sessão sobre “Práticas de inclusão dos novos alunos”

•   29 de setembro de 2021

O evento contou com responsáveis da UBI e da PSP, entre outros.

Ficheiro com o nome: sessao_rececao_alunos

A Universidade da Beira Interior (UBI) promoveu a Sessão “Práticas de inclusão dos novos alunos”, que visou preparar a chegada dos cerca de 1.200 estudantes que iniciam, na próxima segunda-feira, dia 4 de outubro, o seu percurso académico na Covilhã.

O evento teve lugar no dia 27 de setembro e contou com a presença de Rafael Marques (Superintendente da PSP de Castelo Branco), Rui Marques (Comissário da PSP da Covilhã), Mário Raposo (Reitor da UBI), Helena Alves e Amélia Augusto (vice-reitoras da UBI), Jorge Pereira (Provedor do Estudante), Ricardo Nora (presidente da Associação Académica da UBI) e elementos dos núcleos de estudantes.

Durante a sessão foi salientada a importância de receber os novos alunos de uma forma inclusiva, através de iniciativas de integração e acolhimento responsáveis. Nesse aspeto, foi dado como exemplo o Programa INTEGRO, criado na UBI precisamente para incentivar atividades que apresentem aos recém-chegados a comunidade da Covilhã. Tudo isto para evitar situações de praxe que possam ter consequências nefastas no percurso de vida dos estudantes.

Em “Práticas de inclusão dos novos alunos” foram apresentados canais disponíveis, como o Gabinete de Apoio Psicológico, que será reforçado em termos de recursos humanos e alargamento do serviço, passando a ter presença nas várias faculdades.

Num cenário em que a COVID-19 continua na ordem do dia, também se falou das normas que a Direção Geral de Saúde define como necessárias em prol da segurança de todos, mas com uma chamada de atenção para as regras que irão vigorar a partir de sexta-feira, dia 1 de outubro.

Nas intervenções foi ainda destacado o papel dos núcleos, enquanto representantes dos seus cursos e que servem de exemplo, não só para os novos alunos, como também para a comunidade exterior à Universidade.

Data da última atualização: 2021-09-29