3. Projeto STOP AGEING apresentado na Noruega

Projeto STOP AGEING apresentado na Noruega

•   05 de novembro de 2021

A investigação pretende criar um programa de treino para idosos a residir em instituições e é dinamizado pelo Departamento de Ciências do Desporto da UBI e a Nord University, da Noruega.

Ficheiro com o nome: stop_ageing

O projeto STOP AGEING, destinado a desenvolver um programa de treino para idosos a residir em instituições, foi apresentado, no dia 18 de outubro, na Nord University, pólo de Levanger, na Noruega. Henrique Neiva, docente e investigador do Departamento de Ciências do Desporto (DCD) da Universidade da Beira Interior (UBI) e Diogo Marques, estudante do 3.º Ciclo/Doutoramento em Ciências do Desporto da UBI, membros da equipa do projeto, promoveram, através da realização de um seminário dirigido a alunos dos cursos de Ciências do Desporto da Nord University e a vários interessados na temática (professores, investigadores, profissionais da área do exercício e saúde), a apresentação das atividades de investigação que contemplam o STOP-AGEING, bem como da temática do treino de força com base na monitorização da velocidade de movimento em idosos.

Para Henrique Neiva “foi uma oportunidade para partilhar os trabalhos de investigação desenvolvidos em Portugal e na Noruega sobre o impacto desta nova abordagem metodológica no desempenho físico em idosos institucionalizados”.

O projeto STOP-AGEING, financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, é promovido pelo Departamento de Ciências do Desporto da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, integrando vários docentes e investigadores deste Departamento e da Nord University, bem como de elementos técnicos da Santa Casa da Misericórdia do Fundão e tem a coordenação de Daniel Marinho e Mário Marques, docentes e investigadores daquele Departamento. O projeto tem como objetivo a implementação das suas atividades até ao final deste ano, prevendo-se, no entanto, que o mesmo possa continuar a desenrolar-se nos próximos anos fruto das boas relações existentes entre as várias instituições e dos resultados obtidos.

Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Data da última atualização: 2021-11-05