3. UBI recebe eventos do consórcio UNITA

UBI recebe eventos do consórcio UNITA

•   24 de novembro de 2021

A Covilhã recebe três dias de reuniões de trabalho no âmbito do projeto inserido no programa “Universidades Europeias”.

Ficheiro com o nome: 2021-02-05-UNITA-Logo

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai receber um conjunto de reuniões dos mais importantes órgãos do consórcio internacional UNITA – Universitas Montium, evento que contará com a presença dos reitores das instituições que integram o projeto patrocinado pela Comissão Europeia. O programa prolonga-se por três dias e inclui a reunião do Governance Board (GB), órgão máximo da UNITA, em que participam os reitores, vice-reitores, representante dos estudantes e parceiros associados, entre outros.

No GB são tomadas todas as decisões da política estratégica da UNITA, com base em relatórios, recomendações e conselhos dos participantes. Na Covilhã, os membros do Governance Board reúnem-se no dia 26 de novembro (sexta-feira) e, desta vez, será tomada uma decisão fundamental para o consórcio, que passa pela eleição do presidente deste órgão para o próximo ano.

Os eventos da UNITA arrancam no dia 24 de novembro (quarta-feira), com o UNITA Management Committee, órgão de gestão operacional composto por vice-reitores das universidades da aliança e os coordenadores dos grupos de trabalho.

No dia 25 de novembro (quinta-feira), decorre a Assembleia de Estudantes, que tem a participação de três representantes de cada universidade. Trata-se de um órgão que veicula propostas dos estudantes para o Governance Board e emite sugestões a serem discutidas no órgão máximo.

Na mesma data, decorre o Management Committee Re-UNITA (Research UNITA), órgão de gestão operacional no qual marcam presença os vice-reitores responsáveis pela área da investigação das universidades da aliança e os coordenadores dos grupos de trabalho, juntamente com os UNITA Offices e o Coordenador Geral da Re-UNITA; e o Quality Evaluation Board, órgão de fiscalização que discute propostas de melhoria contínua, indicadores de avaliação e qualidade e que acompanha o orçamento do projeto.

UNITA – Universitas Montium é um consórcio europeu, criado no âmbito da intenção da União Europeia de renovar o Ensino Superior na UE. Além da UBI, são membros fundadores da UNITA a Universidad de Zaragoza (Espanha), a Université de Pau et des Pays de L’Adour e a Université Savoie Mont Blanc (França), a Università Degli Studi di Torino (Itália) e a Universitatea de Veste din Timisoara (Roménia).

A UNITA tem, entre os seus propósitos, o de desenvolver as regiões das universidades que a integram (de montanha e de zonas fronteiriças) e incrementar as línguas românicas.

•   UBI
Data da última atualização: 2021-11-24