3. “Chairman” da UNITA - Universitas Montium eleito na UBI

“Chairman” da UNITA - Universitas Montium eleito na UBI

•   26 de novembro de 2021

O Reitor da Universidad de Zaragoza (Espanha) vai dirigir o consórcio no próximo ano. A eleição decorreu na UBI, que recebeu reuniões de diversos órgãos do consórcio europeu.

Ficheiro com o nome: UNITA_management_Committee

José Antonio Mayoral Murillo foi eleito presidente da UNITA - Universitas Montium, cargo que ocupará durante o próximo ano. A escolha do Reitor da Universidad de Zaragoza (Espanha) para “chairman” do consórcio foi uma das decisões da reunião do Governance Board (GB) que decorreu na Universidade da Beira Interior (UBI), uma das seis academias fundadoras do projeto.

O encontro juntou todos os reitores das academias da UNITA – UBI, Universidad de Zaragoza (Espanha), Université de Pau et des Pays de L’Adour e Université Savoie Mont Blanc (França), Università Degli Studi di Torino (Itália) e a Universitatea de Veste din Timisoara (Roménia) – e foi o culminar de três dias de reuniões de diversos órgãos do consórcio.

Os encontros Universitas Montium serviram para fazer o balanço das atividades realizadas durante o primeiro ano de existência desta parceria, comemorado no dia 6 de novembro, e projetar um ano que se prevê “crucial”, como definiu José Antonio Mayoral Murillo: “Tentaremos obter mais fundos da União Europeia, para aumentar a aliança a novas universidades”.

Entre os novos parceiros estão a Universidade Pública de Navarra (Espanha) e o Instituto Politécnico da Guarda, que já marcaram presença no evento da Covilhã e, ainda, a Universidade de Transilvânia de Brasov (Roménia) e Universidade Brescia (Itália), que participaram via teleconferência.

No encontro do Governance Board esteve em cima da mesa a consolidação do projeto UNITA e o avançar para novas formas de cooperação, com o propósito de apostar no desenvolvimento dos territórios abrangidos pela rede. Neste particular, pretende-se criar uma plataforma que promova a cooperação entre empreendedores.

“Se juntarmos as ideias que surgem das seis universidades, podemos criar alianças muito fortes e utilizar esse talento conjunto para criar riqueza nos territórios”, afirmou o novo a charmain da UNITA.

Uma intenção para a qual a universidade anfitriã pode dar um forte contributo. “Temos uma experiência de largos anos na área do empreendedorismo e os nossos parceiros ficaram surpreendidos com a nossa capacidade, depois das visitas que fizeram à nossa academia”, referiu Mário Raposo, Reitor da UBI.

Outra ideia em estudo no GB foi a criação de uma associação europeia de interesse económico, para dar maior peso formal à Universitas Montium, junto da União Europeia.

A reunião do GB finalizou o conjunto de eventos da UNITA que começou no dia 24 de novembro e incluiu o Management Committee Re-UNITA (Research UNITA), Quality Evaluation Board e a Assembleia de Estudantes.

A UNITA é um consórcio que faz parte do projeto Universidades Europeias, financiado pela União Europeia (UE). Pretende redesenhar o futuro do Ensino Superior e assume-se como um projeto abrangente. “Estas alianças vão além das comunidades académicas, porque são mais do que a soma das universidades nacionais”, disse Stefano Geuna, reitor da Universidade de Torino. Aquele que foi o primeiro “chairman” da UNITA concluiu, chamando a atenção da importância do projeto: “A rede é algo completamente novo, que pretende contribuir para a formação dos nossos alunos, mas também para criar a cidadania europeia”.

•   UBI
Data da última atualização: 2021-11-26