Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI e Altice instalam Cabine de Leitura na Escadaria da Goldra

UBI e Altice instalam Cabine de Leitura na Escadaria da Goldra

  • NOTÍCIA
  •   16 de março de 2022  

A inauguração da microbiblioteca está agendada para 21 de março.

Ficheiro com o nome: cabine_leitura

 

A Escadaria da Goldra, junto à Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior (UBI), terá em funcionamento, a partir do dia 21 de março, uma Cabine de Leitura que resulta de uma parceria da Fundação Altice com a UBI.

A inauguração da microbiblioteca realiza-se às 16h00, pelo Reitor da UBI, Mário Raposo, o Diretor da Biblioteca da UBI, Luís Pires, e o Diretor Geral da Altice Labs, Alcino Lavrador.

A cerimónia assinala ainda o Dia Munidal da Poesia e a chegada da Primavera, incluindo a apresentação de um momento musical por elementos da EPABI e declamação de poemas por Ana Leonor Santos (docente da Faculdade de Artes e Letras) e Nuno Miguel Augusto (docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).

A Cabine de Leitura é um projeto dinamizado no âmbito do Programa de Responsabilidade Social da Fundação Altice. Terá como objetivo a dinâmica estabelecida através da troca de livros “Levar, doar, ler, devolver” e a interação com a comunidade académica e também com a comunidade exterior.

O espaço e a sua dinamização estão incluídos no papel social da biblioteca, de preservação do conhecimento, promoção cultural, sobretudo pelo apoio à construção do saber por via da partilha na leitura. Basta trazer um livro e levar outro, para que a leitura tenha uma dinâmica leve e informal, de acordo com os promotores.

As microbibliotecas funcionam em antigas cabines telefónicas requalificadas para fins pedagógicos e culturais, tornando-se assim num ponto de interação e dinamização cultural com os leitores onde são instaladas. O projeto inspira-se no num movimento iniciado na aldeia de Westbury-sub-Mendip, em Inglaterra, onde os moradores transformaram a cabines nas mais pequenas bibliotecas do mundo. A Fundação Altice iniciou a implementação desta ideia em Portugal no ano de 2013, tendo instalado já cerca de 50 espaços destes, espalhados em todo o território nacional.

Próximos eventos ver todos

abr 16

17:00 Faculdade de Ciências da Saúde da UBI > Anfiteatro Amarelo

17

Polo I > Auditório da Biblioteca

10:00 Faculdade de Ciências Sociais e Humanas > Àtrio, Sala 7.06 e Anfiteatro 7.20

13:00 Faculdade de Ciências da Saúde > Anfiteatro Verde

16:00 Faculdade de Engenharia > Sala dos Conselhos

19

Faculdade de Ciências da Saúde > Grande Auditório

Partilhe
Data da última atualização: 2022-03-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.